A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) participa presencialmente, por meio do coordenador de Política Sindical e Relações Internacionais, Roberto Eudes, de atividades institucionais no Paraguai. A Entidade, que acompanha uma comitiva, esteve na Suprema Corte do país, em encontro articulado pela presidente da CLTPJ e senadora Sheila Pófiras. A reunião, que contou com representantes da Suprema Corte e lideranças do setor judicial, teve como pauta central o reconhecimento da importância dos trabalhadores e trabalhadoras da Justiça, os chamados judiciales, para o funcionamento e fortalecimento do sistema judiciário.
Durante o encontro, a senadora e presidente da SELTPJ destacou a relevância de promover a valorização das carreiras do Judiciário e o papel exemplar que a Suprema Corte desempenha ao dialogar com entidades representativas da categoria. “Essas iniciativas reforçam o compromisso com uma Justiça mais democrática, participativa e que reconhece o valor dos seus trabalhadores”, pontuou Sheila Pófiras.
A visita também coincidiu com a recente aprovação de um projeto de lei que garante reajuste salarial a mais de 15 mil trabalhadores judiciais, fruto de articulações conduzidas pela senadora no Congresso Nacional. A nova lei representa um avanço significativo nas condições salariais da categoria, consolidando uma conquista histórica para os trabalhadores e trabalhadoras da Justiça.
Para o representante da Fenajud, Roberto Eudes, o momento foi de reafirmação da importância do diálogo institucional. “A presença da Fenajud neste espaço reforça nosso compromisso em acompanhar de perto as pautas que impactam a vida dos trabalhadores e trabalhadoras do Judiciário. A valorização da categoria é fundamental para o fortalecimento da Justiça como um todo”, destacou.
Atuação internacional
Durante esta quarta (12), a comitiva também realizou visitas institucionais ao presidente do Congresso Nacional, Basilio Núñez. Ainda hoje o grupo terá agenda com o presidente da República do Paraguai, Santiago Peña, dando continuidade à agenda de diálogos voltados ao fortalecimento das relações institucionais e à valorização dos trabalhadores do Poder Judiciário.
A Fenajud tem acompanhado as iniciativas e debates que tratam da valorização dos trabalhadores do Judiciário em outros países com o intuito de manter seu papel ativo na defesa de direitos e buscar modelos de construção que possam ser replicados na Justiça brasileira, para torná-la mais eficiente e humana.
ÁREA RESTRITA
ASCOM
LINKS ÚTEIS
E-MAIL