Reforma Administrativa: Conselho de Representantes vai debater e alinhar ações para o enfrentamento à proposta

A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) promove, no próximo sábado (4) , um encontro nacional com dirigentes sindicais, de sua base, de todo o país, para debater a Reforma Administrativa. O espaço será uma oportunidade estratégica para dialogar, aprofundar o tema e alinhar ações conjuntas em defesa do serviço público e dos direitos da categoria. Poderão participar, os membros da Coordenação Executiva da FENAJUD e os Presidentes ou Coordenadores Gerais dos Sindicatos filiados ou quem a diretoria daquela entidade indicar para representá-lo, limitando-se a 01 (um) representante por entidade.

As discussões ganham ainda mais relevância diante das recentes declarações do deputado Pedro Paulo (PSD-RJ), coordenador do Grupo de Trabalho da Câmara dos Deputados sobre a Reforma Administrativa. Na última sexta-feira (26), ele afirmou que apresentará os textos da proposta já na próxima semana, classificando-a como “necessária e ótima”, mas sem revelar detalhes. O discurso dele e do presidente da Câmara, Hugo Mota (REP-PB), contrasta com suas próprias práticas: ambos defendem a chamada “moralização” do serviço público, mas votaram a favor da “PEC da Blindagem”, medida que buscava proteger parlamentares de investigações criminais e que acabou rejeitada pelo Senado nesta quarta-feira.

Às 14h, a programação terá um momento especial com o lançamento do livro “A resistência dos Servidores Públicos brasileiros diante do Neoliberalismo”, da ex-coordenadora-geral da Fenajud, Arlete Rogoginski. A obra resgata a trajetória de luta e resistência dos servidores públicos frente às investidas neoliberais, reforçando a importância da organização coletiva para a defesa de direitos.

A Entidade defende que o debate coletivo ocorra para enfrentar os desafios colocados pela Reforma Administrativa e fortalecer a luta em defesa de um serviço público de qualidade e acessível para toda a sociedade.