O Coletivo de Negras e Negros da Fenajud realizou, na noite desta sexta-feira, 28 de março, uma reunião híbrida diretamente de Maceió (AL) para debater pautas da luta antirracista e avançar na construção do Encontro Nacional do segmento. O evento já tem data e local definidos: acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de setembro, no Rio de Janeiro (RJ).
Além da definição do Encontro, os participantes deliberaram que as reuniões do Coletivo ocorrerão sempre na terceira quarta-feira de cada mês, garantindo uma organização contínua para o fortalecimento das ações da Fenajud em defesa da equidade racial no Judiciário.
Durante a reunião, os participantes também destacaram a necessidade de que as entidades filiadas sejam cobradas pela Federação quanto à criação de Coletivos de Negras e Negros nos sindicatos. Para ele, essas instâncias são essenciais para o avanço da luta antirracista e para a formulação de políticas públicas que combatam as desigualdades dentro da sociedade e nos tribunais de justiça.
Demandas Prioritárias
Os membros do coletivo também pontuaram algumas demandas, que servirão como base para ações futuras da Fenajud, entre elas:
•Verificar se há desigualdade racial na progressão de carreira: Será solicitado aos sindicatos um levantamento sobre possíveis disparidades no acesso à carreira, progressões, promoções e funções gratificadas (FGs) entre servidores brancos e negros.
•Atuação junto ao CNJ: O coletivo solicita à Fenajud que atue junto o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para que determine aos tribunais estaduais não apenas a criação, mas o efetivo funcionamento das Comissões de Equidade Racial.
•Diálogo com o Congresso Nacional: Será buscado um contato direto com a Frente Parlamentar Negra para fortalecer a luta antirracista no Judiciário.
•Inclusão em todos os eventos da Fenajud: A federação incentivará seus sindicatos de base a garantirem maior participação de negras e negros em todos os eventos da entidade, e não apenas nos encontros específicos do coletivo, entre outas.
Com essas ações, o Coletivo de Negras e Negros da Fenajud reafirma seu compromisso na construção de um Judiciário mais igualitário e na luta contra o racismo estrutural dentro e fora dos tribunais.