Atividade aconteceu em parceria com o Serjal, em Maceió (AL).
A Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados) realizou, em Maceió (AL), o 4º Encontro Regional Norte e Nordeste nesta quinta-feira, 27 de março, onde reuniu representantes de sindicatos para discutir temas estratégicos para a categoria. O evento contou com a presença de mais de 40 participantes, representando as seguintes entidades: Sintaj-BA, Serjal, Sindjud-PE, Sindju-PA, Sinsjusto, Sintaj-PB, Sindjustiça-CE, Sindijus-PR, Sindjus-RS, Sindijudiciário-ES, Serjusmig e Sindjustiça-RN.
O encontro foi marcado por painéis temáticos que abordaram desafios contemporâneos enfrentados pelos trabalhadores e o fortalecimento da luta sindical em um cenário de constantes transformações sociais e econômicas. O primeiro tratou sobre “Os desafios e oportunidades para os trabalhadores no contexto da urgência climática e a importância da transição justa”, onde Everson Costa, especialista em Economia e Trabalho, destacou os impactos das mudanças climáticas no mundo do trabalho, enfatizando a necessidade de uma transição justa que garanta direitos aos trabalhadores, especialmente em setores vulneráveis às transformações ambientais e tecnológicas.
No período da tarde, Cícero Filho, superintendente regional do Trabalho e Emprego em Alagoas, abordou a questão da xenofobia e seus impactos sociais. Oficial de Justiça de carreira, Cícero destacou como a discriminação contra migrantes e refugiados compromete os direitos fundamentais e o equilíbrio social, além de ressaltar o papel das entidades sindicais na defesa da dignidade humana e da inclusão.
Debate entre os Sindicatos
Encerrando as atividades, os sindicatos tiveram um espaço dedicado ao diálogo e à troca de experiências. O momento foi essencial para o fortalecimento da atuação conjunta das entidades, permitindo a construção de estratégias coletivas para enfrentar os desafios impostos à categoria.
O Encontro Regional Norte e Nordeste reafirmou a importância da unidade sindical na defesa dos direitos dos trabalhadores do Judiciário estadual e fortaleceu o compromisso das entidades com a promoção de debates que impactam diretamente a vida da categoria e da sociedade.
Acesse as fotos da atividade, aqui.
Confira a fala dos coordenadores das pastas.