A Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados) vem a público manifestar seu total repúdio à fala racista do vereador Thiago Borges (PL), proferida na tribuna da Câmara Municipal de Palmas, nesta quinta-feira, 20 de março. No dia em que antecede o Dia Internacional contra a Discriminação Racial, é inadmissível que um representante eleito utilize o espaço de fala para disseminar insinuações que reforçam o racismo estrutural presente em nossa sociedade. A declaração do vereador, ao afirmar que “sabe onde os negros querem chegar” e que irá “lutar contra”, carrega uma conotação discriminatória e desnecessária, sugerindo que a ascensão da população negra a espaços de poder e decisão é uma ameaça a ser combatida.
O movimento negro e seus representantes, como a vereadora Thamires do Coletivo Somos, questionaram e reagiram ao discurso. E a Fenajud, Entidade nacional que luta por equidade racial, se junta ao coro para impedir que falas como esta se repitam. Na oportunidade, a Entidade cobra uma retratação e punição imediata por parte daquela Casa. Para a Federação, isso se faz necessário diante do racismo vivenciado em nosso país e dos séculos de exploração, exclusão e violência contra a população negra no Brasil.
Falas como a do vereador revelam o quanto precisamos avançar no combate ao racismo, que atua na estrutura de nossa sociedade e que se manifesta tanto no plano da consciência, como neste caso, como também no plano inconsciente. As instituições públicas precisam criar mecanismos para impedir que agentes públicos valham-se de suas prerrogativas para perpetuar práticas racistas.
A Fenajud, mais uma vez, reafirma seu compromisso com a luta antirracista e reforça que é dever de toda sociedade combater manifestações discriminatórias, sejam elas de onde for, especialmente quando partem de agentes públicos.
Racismo não se tolera! Racismo não é opinião, é crime!