Mobilização junto a Deputados(as) em busca de apoio à PEC 6/2024 marca plantão

Os coordenadores da Fenajud visitaram os gabinetes de Deputados e Deputadas dos estados de Rondonia e Rio de Janeiro.

A Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados) reforçou seu compromisso com a defesa dos aposentados e pensionistas do serviço público em mais uma ação estratégica durante essa semana, onde ocorreu mais um plantão em Brasília (DF). Os coordenadores da entidade, Gislaine Caldeira e Luiz Otávio, visitaram os gabinetes dos deputados federais de Rondônia e Rio de Janeiro para buscar apoio à PEC 6/2024, que trata do fim da taxação da contribuição previdenciária dos aposentados e pensionistas do serviço público.

Durante as visitas, os coordenadores apresentaram aos parlamentares a importância da aprovação da PEC 6/2024, para garantir maior justiça social a essa categoria. Além disso, destacaram o impacto positivo que essa medida traria para milhares de aposentados e pensionistas em todo o país, aliviando a carga financeira sobre aqueles que já contribuíram significativamente para o serviço público.

Sobre a atuação no Congresso, Gislaine Caldeira, que é secretária-geral da Fenajud, ressalta que “É fundamental que estejamos mobilizados como entidade de classe. O Congresso é a Casa do Povo, e os parlamentares têm o dever de representar os cidadãos de forma justa e coerente. A contribuição previdenciária é paga pelos servidores, e quando você paga por algo e não recebe o que lhe é devido, como bem disse a deputada Erika Kokay, isso se configura como um confisco. Estão retirando um direito legítimo dos aposentados e pensionistas do serviço público. Por isso, a participação das entidades representativas é essencial dentro do parlamento. Elas são a voz dos trabalhadores, capazes de lutar pela justiça e pela criação de uma legislação que respeite os direitos de quem contribuiu ao longo de toda a vida.”, diz.

Luiz Otávio, coordenador de Finanças da Federação, pontua que “estivemos na Câmara Federal, nos gabinetes dos deputados federais do Rio de Janeiro e de Rondônia, onde tivemos uma ótima receptividade na maioria deles. Explicamos a necessidade de fazer justiça aos aposentados, para que eles não contribuam mais com a previdência. E isso certamente vai nos trazer, em breve, as 300 assinaturas que precisamos para que o projeto possa ser votado na Câmara dos Deputados. Então, esperamos que em breve, o presidente da Câmara, Arthur Lira, coloque em pauta a discussão e votação desse projeto, e que o deputado Cleber Verde tenha êxito no sentido de conseguir o maior número possível de votos, junto com todos os servidores públicos. O intuito é acabar de uma vez por todas com esta absurda cobrança de contribuição previdenciária dos aposentados. Não tem o mínimo sentido, até porque o aposentado já trabalhou uma vida inteira, e, após aposentadoria, não tem o mínimo sentido se cobrar essa contribuição previdenciária”.

A Fenajud tem atuado fortemente para que essa pauta avance no Congresso Nacional, em parceria com outras entidades representativas, como o Movimento Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas (Mosap). A Entidade dará continuidade nos próximos dias, em Brasília e em todos os estados, com o apoio de sindicatos e entidades parceiras para que PEC 6/2024 avance e traga as mudanças necessárias para uma previdência mais justa.

Comments

comments