A FENAJUD – Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados e a Consillium, especializada em assessoria legislativa, realizaram a primeira reunião da nova Gestão, 2024-2027, nesta quinta-feira, 11 de julho. O alinhamento de ações aconteceu com o intuito de definir estratégias, traçar planos para promover os interesses da categoria judiciária e diretrizes para atuação no Congresso Nacional nos próximos meses. A atividade, realizada na sede da Consillium, em Brasília (DF), contou com a presença dos coordenadores-gerais Elisangela Paula e Eduardo Couto, bem como do novo coordenador de Assuntos Parlamentares da Federação, Luiz Claudio Oliveira. Pela assessoria parlamentar participou o sócio da empresa, Thiago Queiroz.
Durante o encontro, foram discutidos os principais projetos de lei em tramitação que impactam diretamente os servidores do judiciário, bem como as ações que serão adotadas pela Fenajud em conjunto com a Consillium. Outro ponto destacado por Eduardo Couto foi a necessidade de fortalecer a representação política da Federação no parlamento nas ações futuras, visando garantir a defesa dos servidores e servidoras, além da melhoria das condições de trabalho dos servidores.
A coordenadora Elisangela pontuou que é necessário intensificar o acompanhamento das pautas prioritárias no Congresso, buscar ampliar o diálogo com parlamentares e demais atores políticos para pautas específicas. “Há algumas demandas específicas que necessitam serem acompanhadas e faremos esse trabalho integrado. A colaboração entre a Fenajud e a Consillium reafirma o compromisso mútuo com a defesa dos interesses dos trabalhadores do judiciário, promovendo uma atuação política eficiente e alinhada com as necessidades da categoria. Essa primeira reunião de alinhamento foi fundamental para pontuarmos o que é mais urgente”.
Durante a reunião, o comando da pasta foi passado ao coordenador Luiz Claudio. Para ele “essa é uma das pastas mais objetivas e importantes da Federação, ela desempenha um papel crucial dentro da entidade. Através dela, é possível promover e lutar por políticas que beneficiam os trabalhadores, atuar e lutar por decisões legislativas benéficas, que garantam que as necessidades da categoria sejam ouvidas e atendidas no âmbito político.
Para os próximos meses, está prevista a realização de novos encontros entre as partes, com o objetivo de monitorar o progresso das ações planejadas e ajustar as estratégias conforme necessário.