Após 10 anos de tratativas, Sindsjus-PI se filia à Fenajud para fortalecimento da luta

Entidade era a única da região Nordeste que faltava completar o quadro de sindicatos filiados à Federação. A adesão ocorreu no mesmo dia em que a entidade promoveu o XIV Encontro Nordeste, em Teresina (PI).

Após mais de dez anos de tratativas, as servidoras e os servidores da justiça piauiense filiados ao SINDSJUS-PI aprovaram, por unanimidade, pela filiação do sindicato à Fenajud – Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário dos Estados. A decisão se deu durante Assembleia Geral Extraordinária, comandada pelo presidente do Sindicato, Carlos Eugênio. A reunião aconteceu na manhã do último sábado (27), em Teresina (PI). Esse é mais um fruto do árduo trabalho realizado com o intuito de fortalecer as lutas de ambas as entidades em busca da garantia e manutenção de direitos da categoria.

O evento contou com a participação de coordenadores da Fenajud, dentre eles, Alexandre Santos, Coordenador-Geral; José Ivonaldo, da Secretaria Geral; Roberto Eudes, Coordenação de Finanças; Cleyson Francisco, Coordenação de Comunicação; Eduardo Couto, Coordenação de Assuntos Parlamentares; Ana Carolina Lôbo, Coordenação de Gênero, Etnia e Operacional; Luiz Claudio, Coordenação Regional Nordeste e Gislaine Magalhães, Coordenação Regional Norte. Bernardino Fonseca, coordenador-geral da ASJB (Associação dos Serv. do Poder Judiciário Brasileiro) também participou da atividade.

Também se fizeram presentes os presidentes de entidade de classe representativa de servidores do Judiciário do Piauí: Carlos Eugênio de Sousa, presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Piauí – SINDSJUS, presidente da assembleia, Carlos Henrique Bezerra Sales, presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça e Avaliadores do Poder Judiciário do Estado do Piauí – SINDOJUS e Nilvan César do Nascimento, presidente da Associação dos Analistas e Técnicos do Poder Judiciário do Piauí – ANAJUS, além vários outros diretores das referidas entidades de classe.

Alexandre Santos, coordenador-geral da Fenajud, diz que “toda nossa coordenação está imensamente grata por essa decisão positiva da base, que concretiza um sonho antigo. Já são mais de dez anos de tratativas. Desde quando fui coordenador da pasta [Nordeste] que tenho atuado, buscado diálogo e mostrado a importância dessa filiação, que só garante mais unidade e força contra qualquer tipo de retrocesso. Temos um longo trabalho pela frente, visto que a base do Sindsjus-PI nos apresentou, na data da filiação, algumas urgências que precisam de suporte da Federação. Vamos trabalhar junto ao nosso jurídico e corpo político para sanar todas essas questões. Agora, nossa intenção é filiar os dois únicos estados da região Norte que faltam, Roraima e Acre, à nossa aguerrida federação e podermos dizer que temos todos os sindicatos do país unidos e fortalecidos para assegurar os direitos e interesses dos servidores e servidoras da justiça.”, enfatiza.

A vontade de unir as duas entidades já vem de muito tempo, confirma o coordenador da regional Nordeste, Luiz Claudio. Ele conta que “há muito o diálogo vinha acontecendo para que essa decisão se tornasse realidade, para que a base pudesse votar pela entrada do sindicato à Fenajud. É importante termos todos os sindicatos do país, isso demonstra união, força e nos dá um gás para continuarmos nossa luta em todas as regiões do país e em Brasília junto ao Congresso Nacional e demais órgãos Superiores. A Fenajud passa a ser mais uma voz mais forte e destemida para representá-los. A união da Fenajud e do sindicato fortalecerá a capacidade de negociação por melhores condições de trabalho, um olhar mais atento para a saúde e solução de problemas que afligem essa categoria.”, aponta.

Na abertura da Assembleia o coordenador de Assuntos Parlamentares, Eduardo Couto, apresentou um resumo das principais lutas, com destaque para as principais pautas em tramitação no Congresso Nacional. Ele citou como elas podem impactar o funcionalismo público, como a PEC 32/2020 (Reforma Administrativa); a aprovação da PEC 555/2006, entre outros projetos.

Encontro Nordeste

Logo após a Assembleia, foi realizado o XIV Encontro Regional Nordeste da Fenajud, também em Teresina (PI). Esta foi a primeira atividade da pasta com o quadro de filiados da região completo. Na oportunidade, os sindicatos da região foram agraciados com uma mesa sobre o papel da FENAJUD e da ASJB e o cenário atual para as Federações. Em seguida houve uma análise de conjuntura política histórica do Brasil. A exposição foi realizada pelo Procurador do município de Teresina, Marcelo Mascarenhas.

Mascarenhas apresentou alguns pontos relevantes que fazem ligação entre o Poder Judiciário e casos políticos. Em sua análise, ele lembrou a grande desvalorização dos serviços públicos, enfrentados no país e como a luta sindical é importante para manter os direitos resguardados.

Para encerrar o evento, os coordenadores da Fenajud, seguiram com os encaminhamentos feitos por servidores da base do Piauí e por partes das entidades sindicais filiadas à FENAJUD.

Comments

comments