No último dia 27 de julho, quinta-feira, o Sindjus-RS promoveu o VII Congresso Estadual dos Servidores do Judiciário (Conseju/RS), em Porto Alegre. A atividade contou com a participação do coordenador-geral da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), Alexandre Santos.
O VII Conseju/RS teve como tema “O Bem Viver e a radicalidade de sonhar outros mundos”. Após seis anos sem poder ser realizado, devido à pandemia, o evento proporcionou reflexões sobre o conceito de bem viver aplicados à realidade do Judiciário, além de definir os rumos da luta sindical para o próximo período.
Alexandre Santos esteve na mesa de abertura do evento, saudou os presentes em nome da Federação, falou sobre as principais lutas da entidade. “A Fenajud está encampando lutas muito importantes, como a luta pela aprovação da PEC 555 que pretende corrigir uma das maiores injustiças com nossos aposentados e pensionistas”, lutamos contra a PEC 32, reforma administrativa, utilizada o tempo inteiro como instrumento de chantagem. Aproximamos a Fenajud dos movimentos libertários, da luta antirracista, da luta contra o machismo, contra a LGBTfobia”, salientou.