Fenajud participa do 1º Encontro de Integração de Mulheres Latino-americanas

O evento, realizado em Foz do Iguaçu, reuniu cerca de 1400 mulheres do Brasil, Paraguai e Argentina. 

A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) esteve representada pela coordenadora-geral, Arlete Rogoginski, no 1º Encontro de Integração de Mulheres Latino-americanas promovido pela Itaipu Binacional em Foz do Iguaçu, nesta terça-feira, 25.

A atividade é parte de uma série de ações de responsabilidade social da Itaipu com a colaboração de lideranças locais e em consonância com as novas diretrizes do Governo Federal, visando o incentivo ao fim das desigualdades de gênero e reafirmando o compromisso pela valorização e defesa dos direitos das mulheres.

Promovido no Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, o evento debateu questões como o combate ao machismo, à misoginia e ao racismo, além da necessidade de integração e apoio entre mulheres de diferentes raças, etnias e condições sociais.

A coordenadora-geral, da Fenajud, Arlete Rogoginski, destacou a relevância dos temas debatidos. “O Brasil ficou mais inseguro para a mulher, de acordo com dados do Anuário do Fórum Brasileiro da Segurança Pública, que aponta que todos os crimes contra crianças e adolescentes tiveram um aumento em 2022, registrando o maior número de estupros da história. 6 em cada 10 vítimas têm até 13 anos. Desses, 88,7% das vítimas são do sexo feminino. Precisamos agir urgentemente para cessar esse mal, criando políticas de acolhimento às vítimas, bem como meios mais eficazes de prevenção e combate à violência contra a mulher”, afirmou.

Durante o evento, foram anunciados alguns compromissos da Itaipu Binacional e da Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) com foco nas mulheres, dentre os quais:
– A assinatura do protocolo de intenções entre a binacional, o Ministério da Mulher, a Secretaria de Estado da Mulher e Igualdade Racial e a prefeitura de Foz do Iguaçu para a implantação e construção da Casa da Mulher Brasileira na cidade;
– Anúncio do aditamento do convênio para reforma da Delegacia da Mulher e do Turista em Foz do Iguaçu, com investimento total, aportado pela Itaipu Binacional, passando de R$ 2,9 milhões para R$ 3.507.641,12.

Pelo Parque Tecnológico Itaipu, serão assinados dois protocolos de intenções:
– Enquadramento da Fundação à Lei nº 14.611, que garante igualdade salarial entre homens e mulheres;
– Lançamento de um edital para formação e qualificação de até 80 ideias de mulheres, e a posterior seleção de cinco para a Incubadora Santos Dumont, com aporte de 30 mil reais para desenvolvimento da solução.

Comments

comments