Conselho de Representantes debate encaminhamentos e define estratégias para as Eleições

A Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados) realizou o Conselho de Representantes na última sexta, 15 de julho, com a presença de vinte sindicatos de base. Nesta edição, os dirigentes debateram a precarização das relações de trabalho nos Tribunais de Justiça, a terceirização e o debate na base acerca da necessidade de se eleger candidaturas que estejam em sintonia com as necessidades dos trabalhadores e que defendam suas pautas específicas. Esta foi a primeira vez que os dirigentes se reuniram presencialmente desde o início da pandemia da Covid-19.

A primeira mesa tratou sobre a prestação de contas da Fenajud. O detalhamento referente ao primeiro ano da nova gestão, mostrou os gastos, balancetes e orçamento atual. A prestação de contas ficou por conta da assessoria jurídica e da Coordenação de Finanças da Federação, por meio do coordenador Roberto Fontenele. Danyelle Martins, membro do Conselho Fiscal, fez a leitura do parecer técnico que indicava a aprovação das contas, aprovado na sequência por unanimidade.

Em seguida o Professor titular do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília, Sadi Dal Rosso, falou sobre a Precarização das relações de trabalho nos Tribunais de Justiça e a terceirização. Dal Rosso fez uma viajem no tempo buscando o fio da meada do aumento da intensidade da jornada de trabalho. Em sua fala citou o contexto atual que o mercado de trabalho imprime a seus trabalhadores. A mesa contou com a presença dos coordenadores, Emanuel Dall’Bello e Arlete Rogoginski.

Na sequência foi a vez da Deputada Federal Erika Kokay, do ativista dos direitos humanos, Thiago Ávila, e do analista político, Antônio Queiroz, falarem sobre as “Perspectivas dos servidores do judiciário estaduais em face das Eleições 2022”. A mesa contou com a participação dos coordenadores, Alexandre Santos e Gislaine Caldeira. De forma técnica, explicaram a importância do momento para se reestabelecer a maioria de representação nas Casas Legislativas de pessoas que defendam os direitos da classe trabalhadora e impeçam novas retiradas de direitos.

No fim da atividade a Coordenação da Fenajud e dos sindicatos encaminharam algumas ações a serem realizadas nos próximos dias. Entre elas, estão: a publicidade do documento da Plataforma Política a todos os Tribunais dos estados; envio do documento ao CONSEPRE; abertura de canal direto com os servidores, acerca da Plataforma; a realização do Encontro de Negras e Negros, do Encontro de Mulheres; e a realização do Encontro Nordeste e Comunicação.

Ficou sugerido na atividade que o próximo Conselho de Representantes será realizado em Foz do Iguaçu, no mês de novembro de 2022, ficando o detalhamento a cerca da data para ser definido pela Colegiada nos próximos dias.

CONFIRA AQUI AS FOTOS.

Comments

comments