Ações devem acontecer em todos os estados, com início neste sábado (01/05), seguindo até a primeira quinzena do mês. Doações deverão ser destinadas a comunidades carentes nas Unidades da Federação.
Em tempos de pandemia do Coronavírus, a Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados) convida os sindicatos de base a fazerem um Dia dos Trabalhadores e Trabalhadoras diferente. As entidades são convidadas a promover o 1º de Maio de Luta e Solidariedade.
Na ocasião, as afiliadas deverão realizar mobilizações, mesmo que de modo virtual, contra a PEC 32/2020 (Reforma Administrativa) que prejudica o serviço público, em tramitação no Congresso Nacional, e arrecadação de alimentos não perecíveis, produtos de higiene e proteção individual – como máscaras e álcool gel, para doar em comunidades carentes e de pessoas mais vulneráveis à crise e à pandemia.
O ato se dá em função da redução do Auxílio Emergencial de 2021, considerado pela Fenajud, insuficiente para o sustento das famílias . A entidade ressalta que a mobilização da categoria é extremamente necessária neste momento em que o país soma mais de 19 milhões de pessoas vivendo na pobreza.
A Fenajud pede mobilização da base neste momento delicado de grave crise sanitária e econômica provocada pela pandemia da covid-19. A Federação chama atenção ainda para que a coleta e a distribuição aconteçam para o maior número possível de pessoas nos estados.
Caso as entidades optem por mobilizações nas ruas a Fenajud ressalta que, os atos devem acontecer seguindo todas as recomendações das autoridades nacionais e internacionais de saúde, que recomenda o distanciamento social, o uso de máscara e protetor facial, a lavagem das mãos e uso do álcool gel.
Dia Nacional de Luta
A Fenajud informa ainda que, em parceria com as entidades de base, prepara ainda na primeira quinzena de maio um ato unificado em Brasília e nos estados. A atividade vai acontecer como um “esquenta” para o apagão do dia 13 de maio, onde deverá acontecer uma paralisação de um dia do trabalho na Justiça Estadual.
Mais detalhes sobre a mobilização nacional serão informados no site da Fenajud em breve.