Nos dias 24 e 25 de abril, o SERJUSMIG, juntamente com outros seis sindicatos, participou da Assembleia Geral de fundação da Associação dos Servidores e Servidoras do Judiciário Brasileiro (ASJB). Estiveram presentes na assembleia dirigentes sindicais provenientes dos estados de Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Rondônia.
A nova entidade surge com o propósito de garantir a representação jurídica dos trabalhadores dos Judiciários estaduais, com poder para propor, junto ao Supremo Tribunal Federal, Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADI) e outras ações. Isto porque nenhum sindicato, nem mesmo a Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), detém legitimidade processual para cumprir esse papel.
Na representação do SERJUSMIG, participaram o vice-presidente Eduardo Couto e o diretor financeiro Willer Ferreira. Este último foi eleito para ocupar o cargo de coordenador jurídico da ASJB. A entidade terá um coordenador-geral, um secretário-geral, um coordenador financeiro, um coordenador de comunicação e três coordenadores jurídicos.
“Além da Federação, uma entidade forte, representativa, política e administrativamente, que lute nas ruas, nós precisamos também desse braço jurídico para fazer frente a uma série de ataques que os trabalhadores vêm sofrendo. Então, avante! Vamos à luta! Hoje é um dia histórico. Viva a Fenajud e viva a Associação dos Servidores/as do Judiciário Brasileiro!”, disse o vice-presidente do SERJUSMIG, Eduardo Couto.
SERJUSMIG
Unir, Lutar e Vencer