O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou na quinta-feira, 11 de março, a Portaria 5108/2021. O documento prevê a criação da Comissão do Concurso para provimento de cargos e cadastro de reserva do Quadro de Pessoal do Tribunal. O pedido para realização de novo concurso já tinha sido feito pelo SINJUS-MG por pelo menos cinco vezes.
A Comissão designada pela Portaria conta com quatro membros: desembargador Tiago Pinto, (atual segundo vice-presidente do Tribunal de Justiça, que vai presidir a Comissão); desembargadora Ângela de Lourdes Rodrigues; desembargadora Paula Cunha e Silva e Marcelo Caldeira Gandra (servidor efetivo lotado na Coordenação de Concursos, que vai ocupar a secretaria da Comissão).
A instalação da Comissão é um passo importante, pois há um nítido déficit de servidores, que muitas vezes provoca sobrecarga de trabalho. Ainda não há definição quanto à banca que realizará o certame nem sinalização de data para a abertura do edital.
Este será o primeiro concurso após a unificação de carreiras e deve abrir vagas para os cargos de Analista Judiciário (nível superior) e Oficial de Justiça (nível médio), com salários iniciais de R$ 4.677,09 e R$ 2.986,57, respectivamente. Os empossados poderão ser designados para trabalhar tanto nas comarcas das cidades do Estado (fóruns) quanto nas secretarias do TJMG, em Belo Horizonte.
Fonte: Sinjus-MG