Entidades filiadas farão atividades em todas as regiões do país. Fenajud irá divulgar vídeo sobre reforma administrativa, que antecede lançamento da Campanha nacional em defesa do Serviço Público, que tem previsão de lançamento no dia 5 de novembro deste ano.
Esta quarta-feira (28 de outubro), quando é comemorado o Dia da Servidora e do Servidor, será mais um dia de luta em defesa do serviço público e contra o desmonte do Estado, que o governo federal e alguns parlamentares pretendem aprovar com algumas propostas que seguem em tramitação no Congresso Nacional, como a Reforma Administrativa (PEC 32/2020) e PECs que compõem o Plano Mais Brasil: 186 e 188/19.
A Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados) fez um levantamento dos atos, atividades e webinários e verificou que as entidades filiadas farão ações em todas as regiões do país.
Já a Federação irá divulgar vídeo sobre a reforma administrativa, o material antecede lançamento da Campanha nacional em defesa do Serviço Público, que tem previsão de entrar no ar dia 5 de novembro deste ano.
A entidade convida as servidoras e os servidores a participarem das mobilizações, para que conheçam a fundo como serão as propostas e como elas podem gerar graves prejuízos para o país e para o funcionalismo público.
Confira abaixo as ações por região:
Norte
Amapá
De acordo com o Sinjap-AP, a entidade fará uma grande carrreta em conjunto com o Fórum amapense em defesa do serviço público.
Pará
De acordo com o Sindju-PA, a entidade acompanhará o ato público em defesa do serviço público e contra a reforma administrativa, que será realizado em frente ao mercado de São Brás, a partir das 9h.
Nordeste
Alagoas
De acordo com o Serjal, do estado de Alagoas, O judiciário retornou parcialmente ao trabalho presencial no dia 13 de outubro e o SERJAL tem aproveitado para acompanhar de perto a situação em cada unidade. Este ano, por causa da pandemia que impõe restrições a atividades aglomerativas, a comemoração ao Dia do Servidor está transcorrendo sem festa, mas com a mesma atenção e cuidado de sempre e com a propagação de uma campanha de valorização dos servidores.
Rio Grande do Norte
No Rio Grande do Norte, o Sindjustiça-RN participará da carreata pelo dia do serviço público. A concentração será no INSS da Rua Apodi e sairá a partir das 15h.
Centro-Oeste
Goiás
De acordo com informações do Sindjustiça-GO, a Semana do Servidor do Tribunal de Justiça de Goiás será comemorada com uma série de atividades on-line, como rodas de conversa, masterclass e painéis. A programação elaborada pela Diretoria de Recursos Humanos do TJGO será distribuída entre os dias 26 (segunda) e 27 (terça), no período matutino e vespertino. A transmissão será pela plataforma Zoom e pelo Youtube.
A abertura oficial da Semana do Servidor, às 9 horas desta segunda (26) contará com uma mensagem do Presidente do TJGO, desembargador Walter Lemes. A transmissão será por meio do Youtube.
O SINDJUSTIÇA participará da primeira Roda de Conversa do evento : “Nós Somos o Judiciário Goiano”, que será realizada às 9h30 do dia 27, também com transmissão via Youtube. O Sindicato dos Oficiais de Justiça também participa da atividade.
Sudeste
Minas Gerais
De acordo com o Serjusmig, em Minas será um pedágio solidário, com concentração na Praça Sete. No ato serão distribuídos sacolinha, máscara, álcool em Gel e panfleto sobre pontos da Reforma. O Ato foi organizado em conjunto com entidades sindicais do Fórum Mineiro , Frente Mineira em Defesa dos Serviços Públicos e Centrais.
Rio de Janeiro
O Sindjustiça-RJ convida os serventuários, que não estiverem no grupo de risco da Covid-19, para o terceiro ato público contra a Reforma Administrativa. O ponto de encontro é na Candelária, às 16h. O ato pretende seguir até a Cinelândia a partir das 17h. Em parceria com o Fórum Unificado em Defesa do Serviço Público e do Fórum Permanente dos Servidores Públicos do Rio de Janeiro (FOSPERJ). Para a entidade, a PEC nº 32/2020, a Reforma Administrativa, é uma ameaça à população, que recebe seus direitos por meio do(a) servidor(a) público(a). O sindicato cuidará da biossegurança em prevenção ao coronavírus. Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) serão entregues durante o ato.
Espírito Santo
O Sindijudiciário irá realizar diversas ações ao longo da semana do dia 26 a 30 de outubro, em Homenagem e reflexão ao dia do Servidor Público, dia 28/10. Para a entidade, “Infelizmente, o Governo Federal se aproveita do momento de pandemia para inviabilizar as manifestações de rua e aprovar projetos contra os serviços públicos, contra os servidores públicos e contra a população que se utiliza desses serviços essenciais”.
Dentre as ações organizadas pelo sindicato, estão:
- Distribuição de máscaras
Serão distribuídas máscaras aos sindicalizados com o emblema “Não à Reforma Administrativa!”, como forma de mobilização e protesto contra a Reforma proposta pelo Governo Federal. Procure o delegado sindical ou servidor responsável pela comarca para retirada da sua máscara.
- Petição/abaixo-assinado online
Outra ação será o lançamento da petição/abaixo-assinado online, um ato político público criado pelo Sindijudiciário, contra a Reforma Administrativa, alertando sobre as mudanças propostas e os impactos negativos no serviço público.
Sul
Paraná
O Sindijus-PR convida todos os servidores a participarem da LiveJus desta quarta-feira, data em que se comemora o Dia Nacional do Servidor Público. A transmissão ao vivo, em especial, acontece às 15h30 e abordará alguns desafios dos trabalhadores no serviço público, como: valorização, ataques aos direitos e o enfrentamento desta nova realidade diante da pandemia de Covid-19.
A atividade conta com as presenças do coordenador da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) e diretor do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário de Santa Catarina (Sinjusc), Guilherme Peres Fiuza Lima; e da vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), coordenadora do Fórum das Entidades Sindicais do Paraná (FES), professora da Rede Estadual do Paraná, a mestre em Políticas Públicas, Marlei Fernandes de Carvalho.
Santa Catarina
O Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina realizará um ato em Florianópolis, a partir das 10h30. A concentração será na catedral.
Rio Grande do Sul
Para o Sindijus-RS, “O momento exige união e mobilização contra esta Reforma Administrativa que pretende acabar com o serviço público no Brasil. Amanhã, Dia do Servidor Público, é dia de luta!” Às onze horas da manhã, as entidades que compõem a Frente dos Servidores Públicos darão uma entrevista coletiva aos meios de comunicação para denunciar o caráter predatório da reforma administrativa. O ato ocorrerá na sede do SEMAPI/RS. Pela tarde, a direção do Sindjus participará também do ato com outras categorias que integram a Frente dos Servidores Pùblicos do Estado (FSP/RS) que ocorre em Porto Alegre, a partir das 14h, em frente à Prefeitura. Atos contra a reforma vão acontecer em todo o país.
Participe como puder, seja nas ruas com os cuidados adequados, seja nas redes, debatendo com colegas e parlamentares. É fundamental derrubar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 32/2020!