Sindjud-PE realiza II Fórum dos servidores com foco na saúde e condições de trabalho

Evento será realizado neste sábado (19) por videoconferência ao vivo e terá participantes de todo o país

O Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado de Pernambuco (SINDJUD-PE) realiza neste sábado (19) o II Fórum dos Servidores com o tema “Saúde e condições de trabalho: o presente e o futuro do trabalho pós pandemia”. O evento é aberto à participação dos Servidores da Justiça e ao público em geral, e, em razão da pandemia do novo Coronavírus será realizado no formato de videoconferência, com transmissão ao vivo pelo canal de Youtube e página de Facebook do Sindicato. Dessa forma, será possível a interatividade do público.

O II Fórum dos Servidores está organizado em dois momentos, um composto por palestras e outro com apresentação de teses, conforme programação anexa. Na apresentação das teses, a intervenção é limitada aos servidores filiados proponentes das teses, e após esse momento, fica aberto para os demais servidores para comentários restritos ao apresentado nas defesas.

Para o presidente do SINDJUD-PE, Alcides Campelo, a realização dessa segunda edição tem uma importância ainda maior, devido o momento que estamos vivendo. “Mesmo sendo uma crise inicialmente da área de saúde, a pandemia afetou todos os setores da sociedade e ainda não temos previsão de até quando esse novo estado vai durar. Entendermos melhor a situação e nos prepararmos para o futuro é o que compreendemos ser mais importante nesse momento”, afirma Campelo.

PROGRAMAÇÃO | II Fórum dos Servidores – SINDJUD-PE

Data: 19 de setembro de 2020

09h às 19h

Mesa 1
09h | Análise de Conjuntura e os desafios a saúde do trabalhador

Facilitadoras: Raline Almeida e Ana Karen

Mediação: Ana Carolina

O evento tem início com a mesa de análise de conjuntura e os desafios à saúde do trabalhador. Para mergulhar no tema, contamos com as facilitadoras Raline Almeida, Assistente social, especialista em Saúde mental, militante da Frente Pernambucana de luta contra a Privatização da Saúde e da Corrente Sindical Unidade Classista; Ana Karen Oliveira, Médica, Professora da Universidade Estadual de Feira de Santana, militante do Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro e da Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde. A mediação fica sob a responsabilidade de Ana Carolina Lôbo, pedagoga, departamento de relações intersindicais do SINDJUD.

 

Mesa 2

10H30 | Economia Política para os Trabalhadores

Facilitadora: Sofia Manzano

Coordenação: Mariana

 

A partir das 10h30 Sofia Pádua Manzano, professora de Ciências Econômicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, fala sobre Economia Política para os Trabalhadores, que é o título de livro de sua autoria. A dirigente do SINDJUD-PE, Mariana Figueiroa, coordena esse momento.

 

Mesa 3

14h| O presente e o futuro do trabalho pós pandemia

Facilitador: Ricardo Antunes

Coordenação: Alcides Campelo

 

O tema central do evento é debatido na primeira palestra da tarde, com Luci Praun, que é pesquisadora do Grupo de Pesquisa Mundo do Trabalho e suas Metamorfoses (Unicamp) e professora da Universidade Federal do Acre nos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais, além de ser autora do livro Reestruturação Produtiva, Saúde e Degradação do Trabalho (Ed. Papel Social), entre outras publicações, a exemplo do excelente artigo “A sociedade dos adoecimentos no trabalho”, escrito em co-autoria com Prof. Ricardo Antunes. A coordenação dessa palestra é de Alcides Campelo, presidente do SINDJUD-PE.

 

Mesa 4

15h30| Estado, forma política, forma jurídica e as lutas dos trabalhadores do judiciário

Facilitador: Alysson Mascaro

Coordenação: Giuseppe Mascena

A palestra sobre “Estado, forma política, forma jurídica e as lutas dos trabalhadores do judiciário” é com o professor Alysson Leandro Mascaro, professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Professor Emérito e implantador de Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Direito em várias instituições no Brasil. Autor, dentre outros livros, de “Crise e Golpe” e “Estado e Forma Política” (Editora Boitempo), “Filosofia do Direito” e “Introdução ao Estudo do Direito” (Editora Atlas). Para coordenar essa palestra, Giuseppe Mascena, diretor do SINDJUD-PE.

Teses

16h45 | Apresentação das teses

Coordenação: Marcus Pereira e Ana Ataíde

Comments

comments