Dia do Serviço Público | ONU enaltece papel dos funcionários públicos na luta contra o coronavírus

23 de junho é a data que a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu, na sua Assembleia Geral de 2000, para ser comemorado o Dia do Serviço Público. A efeméride ganha força especial neste ano, em que a pandemia do coronavírus está mostrando a importância fundamental de se fortalecer a natureza pública de setores como saúde, educação, segurança, atendimento do Judiciário, entre outros.

No Brasil em particular, boa parte da população se deu conta do que representa o Sistema Único de Saúde (SUS) neste momento de enfrentamento ao covid-19. Em outros países, como os Estados Unidos, ficou evidente que um direito vital como a saúde não pode ser garantido efetivamente pelas forças do mercado, que têm como prioridade o lucro e não a vida humana.

No Reino Unido, o primeiro-ministro Boris Johnson foi contagiado pelo coronavírus e foi atendido pela rede pública, inclusive quando ficou internado em uma UTI. Após se recuperar plenamente, Johnson – embora seja conservador e privatista – disse com todas as letras que devia a sua vida ao NHS (Sistema Nacional de Saúde, na sigla em inglês).

Na Espanha, o desmonte do sistema público de saúde em algumas das maiores cidades do país, ocorrido ao longo dos últimos vinte anos, ficou evidente diante da pandemia. E a sociedade percebeu isso com os apelos e denúncias de médicos, enfermeiros e outros profissionais que atuaram para atender a população.

Prêmios

Desde 2003 a ONU premia projetos “mais inovadores e eficazes da administração pública” e em 2020 o Brasil está entre os países premiados, ao lado de Bangladesh, Botsuana, Coreia do Sul, Espanha, México e Portugal.

A iniciativa brasileira reconhecida pela ONU é o Programa Jaboatão Prepara, que estimula o ingresso de estudantes do Ensino Fundamental em escolas técnicas, que ofertam orientação profissional e curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e os vestibulares para alunos de baixa renda.

Em Portugal foi premiada a Tarifa Social Automática de Energia, ação do governo nacional que fornece energia elétrica e gás natural com taxas reduzidas às famílias mais pobres.

Em vídeo alusivo ao Dia do Serviço Público, o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, afirmou que, “enquanto o mundo continua a lidar com a pandemia mortal da Covid-19, os funcionários públicos têm estado na linha de frente da resposta à crise”.

Assista ao vídeo:

#DefendaOServiçoPúblico  #DefendaOsServidoresEServidoras #QuarentenaDeLuta

Comments

comments