Em seu 31º aniversário, Fenajud se consolida como entidade de luta

História da entidade é marcada pela luta em prol dos trabalhadores do judiciário estadual e conta com 25 sindicatos filiados atualmente.

Nesta quinta-feira, 26 de março, a Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) completa 31 anos. Nesta data a entidade se consolida como uma das mais atuantes e combatentes do país, no âmbito do Poder Judiciário. Com participação efetiva em comitês e grupos de trabalho em defesa da classe trabalhadora, a entidade conta com 25 sindicatos filiados, ligados aos setor público, representando aproximadamente 150 mil trabalhadoras e trabalhadores do judiciário estadual de todo país.

Ao longo desses anos a Fenajud manteve sua trajetória de luta intransigente em defesa da classe trabalhadora, superando obstáculos e enfrentando desafios. A entidade avança a cada dia em seu projeto de construção de um sindicalismo expressivo, democrático, classista e de combate às tentativas de retrocesso.

Além disso, na esteira de seu desenvolvimento, a Fenajud passou por inúmeras transformações de ordem institucional e política. A entidade vem promovendo debates importantes em todo país e tem se aproximado dos órgãos superiores em busca de novas conquistas para a categoria, como a presença em Grupos de Trabalho no Conselho Nacional de Justiça, em Frentes Parlamentares – em defesa do Serviço Público, da Previdência Pública e outras. Além disso, tem ampliado as ações contra as PECs (Propostas de Emenda à Constituição) de grande impacto social, econômico e fiscal, a exemplo das Emendas à Constituição de nºs.: 186, 188, 187 de 2019 e 438/2018, a reforma administrativa e sindical, que impactarão milhões de cidadãos brasileiros.

No âmbito social a Federação também tem promovido diversas ações, como a criação dos Encontros Regionais de Mulheres, valorizando a importância da participação feminina em todas as áreas da sociedade; a realização em 2020 do Seminário de Etnia, que visa enfrentar o racismo e promover a participação de todos e todas no processo democrático e sindical; além das campanhas contra a violência doméstica e os tipos de abusos. A entidade tem trabalhado ainda a importância da saúde feminina e o combate ao câncer de mama. A prevenção masculina ao câncer de próstata também é levantada pela entidade ao abordar o Novembro Azul.

A Fenajud vem ganhando destaque cada vez maior no cenário nacional, e seguirá firme por mais longos anos na luta pelo desenvolvimento social, profissional e sindical de suas entidades filiadas.

Comments

comments