Conselho de Representantes da Fenajud articula defesa do serviço público em Olinda (PE)

Atividade aconteceu em parceria com o Sindjud-PE nos dias 13 e 14 de fevereiro. A primeira reunião de dirigentes do ano de 2020 teve como foco também a defesa dos trabalhadores e das trabalhadoras que atuam no judiciário estadual e os ataques direcionados pelos governos federal e estaduais ao funcionalismo.

O modelo de Estado brasileiro assegurado a partir da Constituição de 1988 está em risco. Isso é fato e pode ser comprovado pelas propostas, emendas e projetos em tramitação no Congresso. Há uma ação neoliberal orquestrada em curso que direciona ataques permanentes aos trabalhadores e trabalhadoras do país. Mas, neste momento em especial o foco são aqueles que atuam no serviço público. Com isso, a reação se faz necessária e a Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados) convocou seu Conselho de Representantes para reunião, que aconteceu em Olinda (PE) em parceria com o Sindjud-PE, na quinta e sexta, 13 e 14 de fevereiro respectivamente, para articular a linha de defesa e as ações imediatas que serão realizadas pela entidade nos próximos meses.

Logo na abertura do Conselho, a coordenadora geral da Fenajud, Sandra Silvestrini, saudou a entidade sindical Pernambucana pela parceria e citou em sua fala a preocupação em relação a cruel realidade em que os servidores e servidoras são submetidos e submetidas na atualidade. Sandra ressaltou em sua fala a importância da união da classe trabalhadora, “nos encontramos num momento importante, mas este nos parece especial pois é o momento de maior bombardeio dos últimos anos. Não é possível que cada segmento lute individualmente, só é possível vencer unidos, em virtude da força que a gente adquire com a união”.

Alcides Campelo, presidente do sindicato anfitrião, falou da importância da filiação do sindicato à Fenajud. “Em todas as atividades que fizemos a bandeira da Fenajud esteve conosco. Seja em ato de rua, seja em paralisação, ou mesmo em assembleia ou atividades culturais descentralizadas. Neste sentido quero dizer que esse momento é ímpar, porque estamos fazendo 30 anos de Sindjud recebendo uma atividade da Federação em nosso estado”. Alcides lembrou ainda da importância de fomentar ações publicitárias em torno da defesa do serviço público, em especial do judiciário nos estados.=

Ana Carolina, dirigente do Sindju-PE, ressaltou a importância da Fenajud para a luta local, e o contato com outras entidades sindicais da mesma categoria. “A partir do momento que nos filiamos à Fenajud podemos ter conhecimento das lutas nacionais, como os outros sindicatos lidam com as questões que atingem a categoria. Esse diálogo tem sido muito importante, pois tem nos inspirado. Temos muito o que nos unir, dialogar e traçar estratégias”, disse.

O coordenador da Regional Nordeste da Fenajud, Alexandre Santos, ressaltou o trabalho intenso feito pela entidade para que o sindicato pudesse se tornar um filiado da Fenajud. “Nós da Fenajud, em especial eu e o coordenador Bernardino Fonseca, temos acompanhado o sindicato desde a gestão passada, de perto. É um sindicato muito importante, não só para nós, é um sindicato que soma com a luta dos trabalhadores. Eles têm feito um trabalho espetacular.”

Ronaldo Sampaio, dirigente do Sidesemp, entidade que representa os trabalhadores do Ministério Público, disse que os servidores do MP-PE realizaram uma profunda discussão sobre a precaridade no mundo do trabalho. “Debatemos a importância da democratização das instituições, inclusive sindicais. Verificamos que é necessário retomar o debate com a categoria, ir às bases e dialogar com os trabalhadores. É necessário sair do casulo.”

Marconi Glauco, do Sindilegis, também esteve na mesa de abertura e apontou “a necessidade de defesa do serviço público com todas as armas, é importante conversar com a população e mostrar  o que verdadeiramente vai acontecer, como tem acontecido com o INSS”.

Logo aconteceu a mesa sobre a atual conjuntura. A análise foi feita pelo professor Paulo Rubem; com a presença do coordenador do Sindjud-PE, Alcides Campelo e foi mediado pela coordenadora da Regional Norte, Anne Marques.

Paulo Rubem, que é professor Universitário e foi parlamentar, em diversos mandatos, sendo estudioso do orçamento e do aparelho de estado, destacou em sua fala que “essas reformas não estão preocupadas com um modelo de desenvolvimento social mais justo, nem para construir um novo modelo de educação, ou de saúde, ou de resolver problemas de desigualdade e de promoção do desenvolvimento industrial, mas na verdade ela procura resolver problemas das grandes corporações, dos banqueiros, de comprometer o orçamento cada vez mais com pagamento da impagável dívida e ampliar as ferramentas para continuar fazendo o chamado ajuste fiscal”.

Alcides chamou os trabalhadores e trabalhadoras, através de suas representações sindicais a construir a “unificação da luta sindical, porque o que os senhores do poder querem com o atual modelo econômico e político do Brasil, é o privilégio da servidão, como forma de reatualização do capitalismo. Para isso é fundamental o fortalecimento da Federação, ´porque ela nos inspira, promove a troca de saberes e práticas, nos fortalece na luta para avançar nas conquistas da categoria e dos trabalhadores como um todo”, ressaltou Alcides.

O painel de palestras foi concluído pelo Diretor de Comunicação do Sindjus-RS, Emanuel Dall’Bello, que apresentou seu trabalho de pesquisa junto ao Programa de Pós-Graduação em Direito Público e Direito do Estado da UFRGS, sobre a inteligência artificial no contexto do Poder Judiciário brasileiro. Encerrados os painéis e discussões sobre os temas, os representantes de todos os sindicatos presentes apresentaram a situação atual de cada estado.

Grupos de trabalho

No segundo dia de trabalho os dirigentes presentes se dividiram em grupos para debater os pontos da pauta e elaborar ações efetivas para a defesa dos direitos dos trabalhadores. Dentre as principais deliberações, estão:  I) a criação de um grupo de trabalho para debater e criar uma proposta unificada de plantão judicial, que valorize os trabalhadores; II) a articulação junto às centrais sindicais e demais federações para trabalhar a unidade sindical e combate às reformas; III) articulação para desobstruir a tramitação da PEC 526/2010, que dá direito aos servidores participar das eleições de membros dos órgãos diretivos dos Tribunais; iv) realizar um trabalho parlamentar uníssono junto ao congresso para barrar as reformas e apresentar emendas; dentre outras.

O próximo Conselho de Representantes da Fenajud acontecerá nos dias 05 e 06 de junho em Foz do Iguaçu (PR), em parceria com o Sindijus-PR. 

Confira aqui as fotos do evento

 

 

Comments

comments