Seminário de Formação projeta ações para 2020

Workshop trabalhou diferentes temas com os sindicatos, entre eles a formalização da RENAF para a realização de Ensino, Pesquisa e Extensão. 

As profundas e nem sempre justas transformações que ocorrem nos dias de hoje, nas áreas social, econômica e política, demandam uma nova e urgente forma de atuação do movimento sindical. Para combater os possíveis retrocessos, a retirada de direitos e a defesa do serviço público é necessário que, antes de qualquer coisa, haja estratégia e conhecimento sobre os temas. Nesse sentindo, a Fenajud realizou o IV Seminário de Formação Sindical com o intuito de projetar as ações do ano de 2020 e tratar da formalização da RENAF – Rede Nacional de Formação da Fenajud. O workshop aconteceu com o apoio do Sindjustiça-RN nesta quinta-feira (28), no Rio Grande do Norte, com a  presença de sindicatos de diferentes regiões.

Logo no início o coordenador de Formação Sindical, Bernardino Fonseca, fez a abertura do evento e a coordenadora do Sudeste, Andrea Ferreira, fez a leitura do relatório sintético do III Seminário Nacional de Formação e do Plano Político Pedagógico (PPP), como forma de analisar e avaliar a realização do que foi proposto. Os participantes puderam debater e construir os caminhos para a Formação Nacional.

“O debate aconteceu com base no relatório de abril de 2018. Além disso, rediscutimos os eixos temáticos e aprovamos um Grupo de Trabalho, com a participação dos dirigentes: Ana Paula Araújo (AL), Anne Marques (AP), Alexandre Lima (RN), Alberto (BA) e Bernardino Fonseca (RN), para elaborar uma proposta do regimento da RENAF e sua futura formalização. Esse Seminário é um monte para a classe trabalhadora se qualificar para uma maior e melhor intervenção política na defesa dos seus interesses”, disse Bernardo.

O Seminário de Formação Sindical da Fenajud acontece uma vez por ano e tem como objetivo levar as direções e coordenações a repensar a sua forma de atuar, e principalmente, evitar a fragmentação da unidade da classe trabalhadora.

Curso de Formação 

Pela primeira vez a Fenajud – por meio da Rede Nacional de Formação (RENAF) da entidade, em parceria com a UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), realiza um Curso de Formação Sindical. O tema é “Introdução ao Estudo da Formação Social Brasileira”. As aulas acontecem até este sábado (30) e são ministradas pela professora Carmen Alveal, em Natal (RN). O público alvo são os dirigentes sindicais que atuam em todo país. O programa de estudos contemplará a introdução ao pensamento de Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda, Caio Prado Jr., Florestan Fernandes e Darcy Ribeiro.

Informações importantes sobre o Curso da UFRN/RENAF/FENAJUD

1 – O diploma será emitido pela UFRN.

2 – Só receberão diplomas os alunos que obtiverem pontuação acima de 07 (sete) na Avaliação e 80% de frequência nas aulas.

Horários das aulas:

28 – 13h-17h; de 18h às 22h

29 – de 13h-17h; de 18h às 22h

30 – de 9h-13h; de 14h às 18h

 

Comments

comments