Café Sindical reúne federações em defesa do serviço público

Dirigentes sindicais se reuniram com o intuito de discutir os prejuízos do desmonte do serviço público para a sociedade.

Dirigentes sindicais de diversas Federações se reuniram na sede da Fenafisco, em Brasília, para discutir ações de valorização do serviço público e definir agenda contra a ofensiva ao setor, configuradas por projetos que propõem a redução de salários, fim da estabilidade, avaliação de desempenho e a retirada de direitos e garantias do funcionalismo. O encontro aconteceu nesta quarta (18). Os coordenadores Ednaldo Martins e Marco Velleda, de Política Sindical e Relações Internacionais e da Regional Sul, respectivamente, acompanharam as atividades pela Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados).

O Encontro entre as entidades aconteceu com o intuito de discutir os prejuízos do desmonte do serviço público para a sociedade, no caso da aprovação de propostas nocivas, que tramitam no Congresso Nacional. Entre as ações conjuntas, o grupo deliberou pela formulação de pedido de audiência com a ministra Cármen Lúcia e com o ministro Celso de Mello, para tratar do julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 2.238; Acesso ao Supremo Tribunal Federal (STF), pela via do controle concentrado de constitucionalidade e audiências com o ministro Dias Toffoli e com o presidente do Conselho Federal da OAB, na via jurídica.

Na via política foi definida a formação de um Grupo de Trabalho para elaboração de Proposta de Emenda Constitucional (PEC), para melhor viabilizar o acesso ao judiciário. No que versa à estabilidade no serviço público (PLS 116/2017), as entidades sindicais irão elaborar Nota Técnica conjunta, subsidiada por especialista em Recursos Humanos, acerca do artigo 6º e critérios subjetivos de avaliação.

Marco Velleda avaliou o encontro de forma positiva e disse que “a Federação está em sintonia com as demais entidades sindicais em defesa dos serviço público e de seus trabalhadores. Essas atividades demonstram a unidade da categoria. São diversos ataques contra a classe trabalhadora, a Fenajud não pode ficar de fora da construção de estratégias com foco na garantia de direitos”.

Nova reunião será convocada, com data a definir.

Com informações da Fenafisco

Comments

comments