Seminário de Formação e ato no Rio Grande do Sul marcam início do segundo semestre

Convocação da coordenação executiva colegiada atende deliberação do último Conselho de Representantes da Federação. Atividades serão realizadas nos dias 1 e 2 de agosto. No primeiro dia vai ocorrer o Seminário de Formação Sindical. Já no segundo dia as entidades farão concentração no Conselho dos Tribunais de Justiça.

Agosto inicia com duas importantes atividades no âmbito da Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados). Deliberadas no Conselho de Representantes, a Federação convoca as entidades sindicais filiadas para as atividades que acontecem no Rio Grande do Sul. A primeira é o 2º Seminário de Formação Sindical, a ser realizado no dia 1 de agosto. A segunda é o ato no Conselho de Tribunais de Justiça, que acontece no dia 2 do mesmo mês. As atividades serão realizadas em parceria com o Sindicato dos Servidores da Justiça do Rio Grande do Sul (Sindjus-RS).

O Seminário de Formação Sindical acontece no âmbito da Renaf (Rede Nacional de Formação da Fenajud) e tem como tema o “Papel do Judiciário na atual conjuntura – Democratização, Dívida Pública e Previdência Social”.  O encontro acontecerá no auditório do Everest Porto Alegre Hotel, situado na Rua Duque de Caxias, nº 1357, Centro Histórico. A atividade será de 9h às 18h.

Já no segundo dia, as entidades farão concentração para o Ato em frente ao Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, onde ocorrerá o 117º Encontro do Conselho dos Tribunais de Justiça. O objetivo é levar as demandas dos estados aos membros do Poder Judiciário.

 

Programação

Dia 01/08/2019

 

9h mesa de abertura

9h30min – “O Papel do Judiciário na Atual conjuntura e sua Democratização”. Palestrantes: Valdete Souto Severo – TRT 4 (juíza do Trabalho do TRT4 e Presidente da Associação Juízes Pela Democracia)  e  Tarso Fernando Herz Genro (advogado, jornalista, professor universitário, ex-prefeito de Porto Alegre e ex-governador do RS).

10h45min – Debates

12h Almoço

13h30min –  “Dívida Pública e Previdência Social “–”. Palestrantes:   Amauri Perusso Auditor Público Externo do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE/RS) e Presidente da Federação Nacional das Entidades dos Tribunais de Contas dos Estados  e  Fernanda Melchionna (Deputada Federal pelo PSOL-RS).

14h45min – Debates

16:00 Café

16:15h – Análise de conjuntura com foco em política de formação.

16:30 – Discussão sobre política de Formação (da Fenajud e dos Sindicatos filiados).

17:10h – Apresentação, discussão e votação das propostas de alteração do Regimento da RENAF.

18:30h – Encaminhamentos.

19:00h – Encerramento.

 

HOSPEDAGEM

Local: Everest Porto Alegre Hotel,

Endereço: Rua Duque de Caxias, nº 1357, Centro Histórico.

Telefone: 51 3215-9500.

Comments

comments