Fenajud presente na AGE de trabalhadores do judiciário do ES

Categoria aprovou novas propostas a serem apresentadas ao TJES durante o ano de 2019.

Na última sexta-feira (05/04), os trabalhadores do Poder Judiciário do estão do Espírito Santo lotaram o auditório da Ales (Assembleia Legislativa), para discutir as novas propostas apresentadas pela Administração em face à negociação junto ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça). Na ocasião, a categoria mostrou força e vontade de lutar aguerridamente por seus direitos, fazendo proposições de ações e mobilizações frente às ameaças de perda de direitos que vem sofrendo.

A Fenajud esteve representada pela coordenadora-geral Sandra Silvestrini, que também é 1ª vice-presidente do Serjusmig. Participaram ainda a presidente do Sindijudiciário, Adda Lobato, os diretores Pedro Batista, Elson Junior, Climeni Araújo (também coordenadora da Fenajud), Fernanda Morgado, Felippe Martinelli, Valquiria Lopes e Giovana Roriz, a assessora jurídica, Monica Perin.

Sandra disse que acompanhou a assembleia, à convite da direção do sindicato, por conta da situação dos trabalhadores no estado, referente aos problemas identificados pelo sindicato e por uma inspeção realizada pelo próprio Conselho Nacional de Justiça. Entre os temas debatidos, estava a equidade da força de trabalho entre 1º e 2º graus e também da distribuição dos cargos em comissão. “Essa assembleia procurou debater as propostas apresentadas pela categoria para sanar os problemas que envolvem a categoria no estado. Discutimos propostas sobre a Resolução 219 e a Resolução 88, que serão levadas ao Tribuna de Justiça do Estado e ao CNJ, que podem melhorar a qualidade de trabalho dos trabalhadores no estado.”, disse Sandra.

“A luta de vocês é muito parecida com a de Minas Gerais, e a gente tem procurado se ajudar. E, enquanto Federação, quando recebemos a convocação para essa assembleia, vimos a importância de estar presente hoje aqui, pois isso não está acontecendo só Espírito Santo, e sim no país inteiro. A Fenajud se sente honrada em poder participar deste momento tão importante para a categoria no ES”, destacou Sandra.

A presidente do Sindijudiciário, Adda Lobato, reforçou a importância dessa união. “Mais do que nunca, este é um momento de união. Precisamos passar por cima de todas as nossas diferenças, pois devemos estar cada vez mais unidos para superar essas adversidades que vêm surgindo”. Além disso, a presidente Adda Lobato, rechaçou a ideia de que o PCS seja a causa dos problemas financeiros do TJES, visto que inúmeras medidas tomadas no passado pela Administração causaram um grande impacto financeiro, violando o previsto na LRF.

As propostas apresentadas foram somadas aos novos itens propostos durante a assembleia, pela categoria, resultando na minuta que pode ser conferida aqui.

Os servidores também deliberaram sobre: a criação de uma consultoria para emitir uma Nota Técnica sobre as questões que estão sendo discutidas. Outro item aprovado foi que, em futuras reuniões, tenha a presença de um representante da TI para deliberar sobre assuntos pertinentes à área.

Também ficou definido que todos os servidores farão uma mobilização na próxima quarta-feira (10/04/2019), vestindo roupas pretas, em suas respectivas unidades judiciárias, em protesto à exposição de colegas pelo programa SOS MOROSIDADE – OAB.

Confira aqui as propostas.

 

 

 

Comments

comments