O Brasil está passando por um período de sistemática retirada de direitos dos trabalhadores e de seus cidadãos, muitos deles conquistados ao longo de décadas, com muita luta e muita mobilização pelos movimentos sindicais.
Mais do que uma crise econômica ou social, o país vive uma crise das instituições, na qual o bem estar social vem perdendo lugar e colocando em xeque grandes conquistas desses movimentos, como a evolução das democracias, a luta por dignidade, reconhecimento e direitos. Um retrocesso que expõe uma perigosa crise moral, que acaba por extrair dos cidadãos o seu valor enquanto indivíduos.
Foi pensando em tudo isso e em como atravessar de forma corajosa este sombrio cenário que os advogados do SERJUSMIG Humberto Lucchesi de Carvalho e Otávio Augusto Dayrell de Moura decidiram escrever o e-book “POR UM NOVO SINDICALISMO NO BRASIL: A importância do sindicato em tempos de crise”.
Na obra, os juristas analisam os movimentos de conquistas e retiradas de direitos, exploram como as reformas liberais e as políticas de austeridade das últimas décadas trataram o trabalhador – em especial o servidor público – como um obstáculo ao desenvolvimento do Estado e, por fim, indicam um caminho que o sindicalismo deve seguir para se adaptar a todas as bruscas mudanças que este século vem impondo nas relações de trabalho.
Convidamos todos a desfrutar dessa leitura, tão indispensável nos tempos atuais.