O Sindjustiça-RJ irá promover uma atividade sobre os impactos da violência nas condições de trabalho e segurança dos Oficiais de Justiça Avaliadores (OJAs). O seminário A Violência e a Saúde do Oficial de Justiçaacontecerá no dia 26 de outubro, na sede do sindicato, e irá propor uma série de discussões sobre como a violência contra servidores impacta a qualidade de vida do segmento. Ao final, os presentes também terão uma aula prática de Krav Magá e técnicas de relaxamento.
A programação começará às 10h e irá até o fim da tarde, com intervalos para almoço e café. A participação no evento poderá ser atribuída pontuação pela Escola de Administração Judiciária (ESAJ) nos termos do artigo 1º, inciso IV, da Resolução 7/2016 do Conselho de Magistratura.
Será um importante espaço de debates sobre como enfrentar alguns dos principais desafios dos OJAs, e para discutir como prevenir os riscos aos quais esses serventuários estão expostos.
Para participar, é preciso se inscrever com antecedência entrando em contato com o sindicato pelo telefone (21) 3528-1200.
Programação
10h – Painel I
Mediação da mesa: Gabriela Garrido, OJA da comarca de Maricá e diretora de saúde e condições do trabalho do Sindjustiça-RJ.
Palestra: Experiência da Comissão de Vitimização da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) e estratégias para identificação de situações de risco.
Palestrante: Coronel Fábio da Rocha Bastos Cajueiro, presidente da Comissão de Análise de Vitimização da PMERJ.
Palestra: Doenças laborais e acidentes de trabalho do Oficial de Justiça.
Palestrante: Lilian Sznajder, diretora da Divisão Pericial do Departamento de Saúde do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).
12h30 – Intervalo para almoço
13h30 – Painel II
Mediação da mesa: Tatiana Ferreira Lotfi, OJA da comarca de Teresópolis e Instrutora da ESAJ.
Palestra: Provimento CGJ nº 22/2009, seus requisitos e forma de certificar.
Palestrante: Sandro Pereira da Silva, OJA em Belford Roxo e instrutor da ESAJ.
Palestra: Breves fundamentos e história do Krav Mangá, importância da prática da defesa pessoal, movimentos básicos – soltura de mão, saídas de agarramento, gravata, pontos sensíveis e objetos comuns.
Palestrante: Luiz Filipe Pimentel OJA da CCM Cível da Capital e professor de defesa pessoal, 2 dan.
Palestra: Movimentos, Respiração e Relaxamento – gerenciando o stress de forma prática.
Palestrante: Hélio de Freitas Coelho Filho, OJA do NAROJA de Búzios e professor de Tai Chi Chuan, Yoga terapia e Bioginástica.
15h30 – Intervalo
16h – Grupos de trabalho
17h – Aula prática de Krav Magá, com o OJA da central Cível da Capital e professor de defesa pessoal Luiz Filipe Pimentel.
17h30 – Gerenciando o stress de forma prática, com o OJA do NAROJA de Búzios e professor de Tai Chi Chuan Helio de Freitas Coelho Filho.
Fonte: Sindjustiça-RJ