Fenajud tem audiência com Presidência do TJSC para somar na luta da categoria

Federação esteve com a direção do Tribunal para tratar de pontos que podem beneficiar a base do estado catarinense. Desdobramentos serão acompanhados pela direção colegiada para garantir direitos da categoria.

A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (FENAJUD) continua empenhada em buscar melhorias para a categoria. Tanto que, na última terça (14), esteve em reunião com a Presidência do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) para somar na luta do SINJUSC (Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina).

Pela FENAJUD, participaram o Cordenador-Geral, José Roberto Pereira, o Coordenador da Região Sul, Marcos Velleda, e o Coordenador de Saúde e também diretor do SINJUSC, Guilherme Peres.

A presidência esteve representada pela juíza auxiliar, Carolina Nerbass Fretta, porque o Presidente do Tribunal estava em Brasília, em evento no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Também participou do encontro o Diretor de Gestão de Pessoas, Raphael Jacques. A magistrada se comprometeu a levar o diálogo ocorrido com a direção da FENAJUD ao Presidente do Tribunal de Justiça, assim como o pedido de audiência do SINJUSC. A categoria aguarda a resposta do Presidente para que exista uma efetiva valorização dos trabalhadores.

A audiência da Federação com a presidência transcorreu em tom harmonioso. O diálogo ressaltou a importância do SINJUSC como legítimo representante de todos os trabalhadores do judiciário catarinense, e destacou que a FENAJUD estava à disposição para contribuir com o avanço da pauta da categoria e da melhoria das condições de trabalho no estado.

O coordenador-geral da Fenajud, José Roberto Pereira, acredita que o diálogo é o melhor caminho. “Nós fizemos nosso papel no estado, que é defender os nossos filiados, os sindicatos, que é a nossa base. Estamos à disposição para continuar o diálogo e estaremos lado a lado ao sindicato catarinense. Vamos acompanhar de perto as demandas para garantir que os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras do judiciário estadual sejam respeitados”.

A demanda da categoria também foi acompanhada pelo coordenador regional Sul, Marco Velleda, que apontou a unidade da categoria como parte fundamental neste processo. “A Fenajud vem tentando buscar a unidade em nível nacional, porque os ataques contra os trabalhadores e trabalhadoras do judiciário estadual são muitos. As vezes o sindicato se manifesta e essa manifestação pode ser interpretada pela direção do Tribunal como uma ofensa. Mesmo quando não há ofensa. Por isso a Federação faz esse trabalho de intermediar e buscar sempre o diálogo para avançar nas pautas da categoria. Nós temos que dar esse suporte aos sindicatos e mostrar essa visão de que o diálogo é o melhor caminho. Vamos estar sempre à frente para preservar os direitos dos judiciários estaduais em nível local e nacional. Nós vamos realizar esse trabalho até o último dia de gestão em todas as regiões”.

Na avaliação de Guilherme Peres, “A reunião foi proveitosa. A Federação se mostrou fortalecida para apoiar e agregar na luta dos trabalhadores de Santa Catarina. A Federação mostrou que está atenta às demandas, principalmente na questão institucional, onde reafirmou que o Sinjusc é o legítimo representante da categoria no estado”.

Audiência 

O SInjusc aguarda audiência com a presidência do Tribunal para tratar de pontos pendentes, como: auxílio-alimentação; nomeação dos Segundos Assessores; URV e disfunção. A pauta do sindicato busca o reajuste definitivo de 16,5% do auxílio-alimentação, nomeação imediata dos Segundos Assessores (os cargos já foram criados pela Lei Complementar nº 726/2018), a incorporação dos 11,98% referente às perdas da URV (já concedidas aos magistrados) e o ajuste da remuneração dos agentes por conta da Disfunção.

 

Comments

comments