União faz a força: deputados derrubam o veto à reposição da inflação dos servidores do PR

O reajuste de 2,76% era uma demanda antiga da categoria, que foi acompanhada de perto pelos dirigentes da Fenajud e do Sindjus-PR. Sindicato cobra agilidade de Assembleia para que sanção ocorra o quanto antes.

Na última segunda-feira (13) os deputados estaduais derrubaram o veto da governadora Cida Borghetti à reposição da inflação dos servidores no estado do Paraná. Em votação única, 42 parlamentares aprovaram a implantação do índice de 2,76% aos vencimentos da categoria. Apenas dois deputados votaram pela manutenção do veto. A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) se mostra satisfeita com o resultado, visto que sempre uniu força aos trabalhadores e trabalhadoras do judiciário paranaense, assim como ao Sindjus-PR, para que a vitória da classe fosse alcançada. Assista aqui  do sindicato.

Para a coordenadora regional, Andrea Ferreira, que também é diretora do sindicato paranaense, “Uma vitória fruto da luta dos trabalhadores E trabalhadoras que não aceitaram a retirada de um direito conquistado há 10 anos”.

Diretores do Sindijus-PR e da Fenajud participaram de todo o processo que derrubou o veto da governadora. Dentre as atividades, eles realizaram visitas aos parlamentares para explicar a necessidade da reposição inflacionária. Além disso, se juntaram aos servidores de outras categorias para mobilização no plenário durante a sessão.

Sanção

O Projeto de Lei 299/2018 deveria ser sancionado pela governadora, que teria o prazo de 48 horas para assinar a lei. Porém, informações da imprensa do estado dão conta que a governadora não vai realizar o ato normativo. Com isso, o texto que foi aprovado pelos deputados após a derrubada dos vetos do governo volta à Assembleia Legislativa e para virar lei deve ser promulgado pelo presidente da Casa, Ademar Traiano (PSDB) que será dentro de 48 horas.

Para o Sindijus-PR é fundamental que a sanção ocorra rapidamente, para que os servidores recebam o índice de 2,76% e as parcelas do retroativo ainda folha de agosto. Para isso, é necessário que a lei seja assinada até o dia 20 deste mês.

Os deputados também derrubaram os vetos do governo aos reajustes da Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Tribunal de Contas e Defensoria Pública do Estado do Paraná.

Comments

comments