Foi aprovado, na manhã desta quarta, 2, pela Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária – CFFO, o relatório do deputado Ulysses Gomes (PT), favorável à aprovação em Plenário do Projeto de Lei (PL) 4873/2017, que trata da revisão geral anual dos Servidores do Judiciário Mineiro relativa à data-base 2017. Dezenas de Servidores do Judiciário lotavam o plenarinho onde aconteceu a sessão, além de colegas do MP e do TCEMG cujos projetos também estavam na pauta.
A aprovação faz com que o projeto de lei esteja agora pronto para ser apreciado em Plenário, onde precisa passar por duas sessões de votação, recebendo votos favoráveis da maioria dos deputados da Casa.
Pauta travada exige intensificação da mobilização
Como já foi divulgado pelo SERJUSMIG e por vários veículos da imprensa, desde janeiro deste ano, os deputados mineiros não votam nenhum projeto, em virtude de a pauta do Plenário da Casa estar travada por vetos do Governador. Enquanto oposição e situação não chegam a um entendimento quanto aos vetos, a pauta permanece travada. Isso acontece porque, quando há vetos na pauta, somente após estes serem decididos é que se pode votar qualquer outro projeto. A situação se tornou ainda mais delicada na semana passada, quando a presidência da ALMG acolheu o pedido de impeachment do governador do estado, Fernando Pimentel, o que promete esquentar ainda mais o clima e o embate, situação que tende a protelar a votação de projetos. É comum os deputados usarem todos os prazos regimentais para manifestar em plenário seus posicionamentos em acalorados e demorados debates.
Sendo assim, a pressão sobre os deputados por parte da categoria, mais do que nunca, é de fundamental importância. Torna-se imprescindível que os Servidores continuem enviando e-mails aos parlamentares, ligando para seus gabinetes ou os abordando pessoalmente. Se faz importante enviar mensagens ou ligar para o gabinete da presidência da Casa, pedindo-lhe que inclua o projeto na pauta do plenário. Também é importante o contato com os líderes, a fim de que estes apoiem junto à presidência da Casa e aos seus pares que o PL seja pautado e aprovado com urgência. Ao final desta matéria segue a lista dos lideres.
Servidor, essa luta é nossa! Vencemos, desde 2016, várias batalhas que envolveram AGEs, reuniões no TJMG, mobilizações, estudos e discussões. A vitória de hoje faz parte desta construção, que não foi e nem será de um único ato. Portanto, nada de descansar. Falta pouco para a conclusão da luta! A vitória estará mais próxima quanto maior for nossa disposição para vencer essas ultimas .Portanto, força e determinação são as palavras de ordem!
Abaixo, a lista dos e-mails:
Presidente da ALMG
Adalclever Lopes (MDB) – dep.adalclever.lopes@almg.gov.br
LIDERANÇA DA MAIORIA
Tadeu Martins Leite (MDB) – luitzta@hotmail.com / dep.tadeu.martins.leite@almg.gov.br
LIDERANÇA DA MINORIA
Gustavo Valadares (PSDB) – dep.gustavo.valadares@almg.gov.br
LIDERANÇA DO GOVERNO
Durval Ângelo (PT) – dep.durval.angelo@almg.gov.br
Dirceu Ribeiro (PODE) – dep.dirceu.ribeiro@almg.gov.br
Gustavo Santana (PR) – dep.gustavo.santana@almg.gov.br
Cristiano Silveira (PT) – dep.cristiano.silveira@almg.gov.br
Bosco (AVANTE) – boscoaraxa@hotmail.com / dep.bosco@almg.gov.br
LIDERANÇAS DE BANCADAS E DE BLOCOS PARLAMENTARES
BLOCO COMPROMISSO COM MINAS GERAIS
Agostinho Patrus Filho (PV) – dep.agostinho.patrus.filho@almg.gov.br
Anselmo Domingos (PTC) – anselmojosedomingos@hotmail.com / dep.anselmo@almg.gov.br
Fabiano Tolentino (PPS) – dep.fabiano.tolentino@almg.gov.br
Fred Costa (PEN) – dep.fred.costa@almg.gov.br
Emidinho Madeira (PSB) – dep.emidinho.madeira@almg.gov.br
Antonio Lerin (PSB) – dep.antonio.lerin@almg.gov.br
BLOCO MINAS MELHOR
André Quintão (PT) – dep.andre.quintao@almg.gov.br
Doutor Jean Freire (PT) – dep.doutor.jean.freire@almg.gov.br
Léo Portela (PR) – dep.leo.portela@almg.gov.br
Celinho do Sinttrocel (PCdoB) – sinttrocel@sinttrocel.org.br / dep.celinho.do.sinttrocel@almg.gov.br
VERDADE E COERÊNCIA
Líder: Gustavo Corrêa (DEM) – dep.gustavo.correa@almg.gov.br
Confira todas as fotos aqui e assista ao vídeo: