Agenda intensa marcou semana sindical. Dirigente aponta que a aproximação da Entidade aos parlamentares resulta em ações positvas para a base.
A Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados) atuou em Brasília (DF), ao longo desta semana, onde cumpriu uma série de agendas no plantão sindical. Representada pelo coordenador de Assuntos Parlamentares, Luiz Cláudio, a entidade atuou em diversas frentes de mobilização e articulação política, reforçando a defesa dos direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores do Judiciário estadual. As atividades ocorreram em diferentes cenários, desde o Aeroporto até o Congresso Nacional, onde ocorreram visitas nas duas Casas.
Na terça-feira (5), a Fenajud iniciou suas atividades, logo nas primeiras horas do dia, na mobilização no Aeroporto da capital federal, em protesto contra a Reforma Administrativa. A ação reuniu diversas entidades do funcionalismo público e teve como objetivo pressionar parlamentares que desembarcavam em Brasília a se posicionarem contra o desmonte dos serviços públicos e a retirada de direitos.
No mesmo dia, dando continuidade ao plantão, Luiz Cláudio esteve em reunião com a deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP). O encontro, que contou com a assessora parlamentar, Carolina Marques, buscou estreitar laços institucionais com o mandato, apresentando pautas prioritárias da categoria e reforçando a importância do apoio parlamentar à agenda de valorização do serviço público.
Na quarta (6), o dirigente esteve na liderança do PcdoB, com Alice Portugal (PcdoB), para buscar informações sobre o texto final da Reforma Administrativa e aproximação política-institucional entre a Federação e o mandato da deputada. O dirigente ainda apresentou a estrutura sindical da Federação e a convidou para um debate em torno de pautas voltadas ao funcionalismo.
Já nesta quinta-feira (7), o coordenador esteve no gabinete da senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB), onde apresentou três projetos de interesse da categoria. A Fenajud solicitou apoio da parlamentar às matérias que impactam diretamente a atuação e as condições de trabalho das trabalhadoras e trabalhadores da Justiça estadual.
Sobre o plantão, Luiz aponta que “O trabalho parlamentar é uma frente fundamental para a defesa do serviço público. Seguimos firmes no diálogo com as(os) parlamentares, buscando apoio e construindo pontes para garantir os direitos da nossa categoria”, destacou.