Inscrições Abertas para o II Encontro Nacional do Coletivo de Negras e Negros da Fenajud

A atividade contará com painéis, debates sobre territórios quilombolas, lideranças negras e atividades culturais.

Estão oficialmente abertas as inscrições para o II Encontro Nacional do Coletivo de Negras e Negros da Fenajud – Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados, que será realizado entre os dias 25 e 27 de setembro de 2025, no Hotel Windsor, no Rio de Janeiro (RJ). Com o tema “Fortalecendo Coletivos, Articulando Lutas: Classe, Raça e Gênero no Judiciário”, o evento promete reunir lideranças negras de todo o país para fortalecer o protagonismo antirracista dentro dos sindicatos do Judiciário e na sociedade como um todo.

As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de agosto de 2025 ou até o preenchimento total das vagas disponíveis. O formulário pode ser acessado aqui e é gerenciado pelo GT Organizativo do Encontro, com apoio da FENAJUD. A prioridade é para delegações de sindicatos filiados e representantes do movimento negro, respeitando critérios definidos no regulamento.

O Encontro busca fomentar a criação de coletivos de negras e negros em pelo menos dez sindicatos filiados à FENAJUD até 2026, além de articular estratégias para o enfrentamento ao racismo estrutural, discutir cotas raciais, debater a heteroidentificação e temas como colorismo, misoginia, homofobia e xenofobia. Também será elaborada uma carta de compromisso com metas concretas para os próximos anos.

A programação, que será divulgada em breve, inclui painéis com especialistas e lideranças do movimento negro, passeios culturais, apresentações artísticas e debates sobre temas urgentes, como a luta pelos territórios quilombolas e a presença de mulheres negras nas direções sindicais. Destaque para a conferência magna de abertura, que abordará o racismo no Judiciário brasileiro, e para a plenária final, onde será apresentada a Carta do Rio de Janeiro com as principais deliberações do evento.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: fenajud@fenajud.org.br.

Participe e fortaleça essa rede de resistência e transformação no Judiciário brasileiro.