Nesta quarta-feira (21), aconteceu o seminário “Estrutura tributária regressiva + R$1 trilhão para os juros da dívida”, realizado no auditório Freitas nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília. Aluciano Martins, coordenador regional Nordeste da FENAJUD, participou do seminário, que foi promovido pelo Fórum Nacional pela Redução da Desigualdade Social, em parceria com a Associação dos Consultores Legislativos e de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados (Aslegis) e a Frente Parlamentar sobre o Limite dos Juros e Auditoria da Dívida.
Reunindo especialistas, representantes de entidades sindicais e parlamentares, o seminário discutiu os impactos do sistema tributário brasileiro e dos juros da dívida pública na ampliação das desigualdades sociais. Foram abordadas propostas legislativas que tratam da estrutura tributária e da dívida pública que estão em tramitação ou em formulação também durante o evento.
A presença do coordenador Aluciano Martins na atividade reforça, mais uma vez, o compromisso que a FENAJUD tem em acompanhar e contribuir com pautas e debates que impactam os trabalhadores do Judiciário estadual diretamente, e a sociedade em geral. É de entendimento da Federação que a estrutura tributária regressiva e o elevado custo da dívida pública comprometem a capacidade do Estado em investir em políticas públicas essenciais, afetando principalmente os servidores públicos e trabalhadores da iniciativa privada.
A participação da FENAJUD em iniciativas que visem a justiça fiscal e a transparência na gestão da dívida pública é essencial, para além de defender os direitos dos trabalhadores e garantir a construção de um sistema tributário mais equitativo. Assim, a Federação reafirma o seu compromisso com a luta pela redução de desigualdades.