Dirigentes da Fenajud estiveram nas atividades internacionais, entre os dias 10 e 15 de novembro, em Bogotá, na Colômbia.
A Fenajud – Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados esteve em eventos internacionais da ISP América (Internacional de Serviços Públicos) e no Congresso da Confederação Latino-americana de Trabalhadores do Judiciário (CLTPJ). As atividades seguiram entre os dias 10 e 15 de novembro, na cidade de Bogotá, na Colômbia. Na oportunidade, dirigentes de diferentes países debateram temas de interesse dos servidores públicos e fortaleceram laços internacionais. Adriana Toscano, Ednaldo Martins e Roberto Eudes Fontenelle representaram a entidade e participaram de discussões importantes e representaram a Fenajud ao assumirem posições estratégicas durante as reuniões e congressos.
Nos dias 10 e 11 de novembro, Roberto Eudes e Adriana Toscano participaram do evento da CLTPJ. Nesse evento, foram debatidos temas relacionados à valorização do trabalho no Judiciário e aos desafios enfrentados pelos trabalhadores do setor em toda a América Latina.
Nos dias 12 e 13 de novembro, Adriana Toscano, Ednaldo Martins e Roberto Eudes participaram de reunião do Subrac Brasil e comitês temáticos, que incluíram debates sobre questões raciais, de gênero, juventude e diversidade. Adriana teve atuação nos comitês contra o racismo, xenofobia e outras discriminações, bem como no comitê LGBT+, no Comitê de Mulheres, ela também participou de encontros com servidores do Judiciário e de uma reunião geral de servidores estaduais e municipais. Ednaldo e Eudes estiveram acompanhando a reunião do Comitê de Meio Ambiente.
Entre os dias 13 e 15 de novembro, os representantes participaram do 13º Iamrecom (Reunião Regional Interamericana da ISP), que contou com discussões amplas sobre os desafios e avanços no setor público. O evento reuniu lideranças de toda a América para consolidar estratégias de atuação e cooperação em nível internacional.
Roberto Eudes eleito Secretário de Relações Internacionais da CLTPJ – Confederação Latino-americano dos Trabalhadores do Poder Judiciário, o que fortalece ainda mais a presença da Fenajud em esferas internacionais. Ednaldo assumiu como 1° membro-suplente do Subrac Brasil. Ambos representarão a Fenajud em cargos de relevância para a construção de políticas integradas no continente.
Relevância Internacional
Adriana Toscano, Ednaldo Martins e Roberto Eudes demonstraram o engajamento da Fenajud com pautas estratégicas e a defesa dos direitos dos trabalhadores, consolidando a entidade como uma voz forte na defesa dos servidores públicos, tanto nacional quanto internacionalmente.
Adriana falou sobre a experiência ao participar dos Congressos e disse que “Foi uma excelente oportunidade de trocar conhecimentos e servidores de diversas áreas e países, ampliando minha visão sobre os desafios e as soluções para o serviço público. O principal aprendizado foi entender como os diferentes contextos culturais e sociais influenciam as políticas e estratégias nas negociações e acordos coletivos. Além disso, foi uma chance valiosa para fortalecer a rede de contatos profissionais, possibilitando colaborações futuras e iniciativas conjuntas. Essa experiência certamente me trouxe perspectivas mais amplas e inovadoras para o trabalho sindical, abrindo novas visões e contribuindo para melhorias no nosso campo de atuação”.
Ednaldo disse que “Infelizmente, os ataques em desfavor das organizações sindicais e dos direitos dos trabalhadores tem se intensificado em alguns países da América Latina, vide as recentes reformas laborais no Brasil e, atualmente, as reformas em curso na Argentina. Estes acontecimentos fazem parte de uma ofensiva mundial, baseada no ideário neoliberal, que visa retirar a proteção social do trabalho e tirar do Estado a realização dos serviços públicos a partir das privatizações. De início, foram os serviços de energia, telefonia e água; mais recentemente, os serviços de educação e saúde. Diante disso, os trabalhadores precisam estar organizados em todos os planos para fazer frente à ofensiva neoliberal em detrimento nos nossos direitos e dos serviços públicos de qualidade e gratuito.”
Para Roberto Eudes, “A participação da Fenajud nesses eventos reafirma o compromisso da entidade com o fortalecimento da luta dos servidores públicos no Brasil e em toda a América Latina. A minha eleição para a Secretaria de Relações Internacionais da CLTPJ mostra o reconhecimento da Federação como uma liderança atuante e influente no cenário internacional”.