A Fenajud realizou o XV Encontro Nordeste em Recife (PE), nesta quinta-feira, 07 de novembro, onde reuniu sindicatos filiados de diversos estados para fortalecer a luta em defesa dos trabalhadores do Judiciário estadual. O Sindjud-PE é o sindicato parceiro na realização dessa atividade. O evento, que marca o primeiro grande encontro promovido pela nova gestão da Federação, eleita em julho, contou com uma programação importante de palestra e debates.
Durante a manhã, os coordenadores-gerais, Alexandre Santos, Eduardo Couto e Elisangela Paula, estiveram na mesa de abertura ao lado do coordenador da Regional Nordeste, Aluciano Martins, e do coordenador-geral do Sindjud-PE, Giuseppe Mascena. Na oportunidade, ambos citaram a importância de Eventos como este, essenciais para a categoria, pois promovem o fortalecimento e a união entre os sindicatos, possibilitando a troca de experiências e a construção de estratégias coletivas.
Em seguida, os participantes acompanharam a palestra do economista e consultor financeiro Cid Cordeiro, que apresentou uma análise aprofundada sobre o cenário econômico do Judiciário e seus impactos nas políticas públicas e no orçamento do setor. A condução da segunda mesa, durante as intervenções com o palestrante, ficou por conta da coordenadora de Gênero, Etnia e Geracional, Carolina Lobo e do coordenador da pasta, Aluciano Martins.
Realidade nos estados
No período da tarde, a coordenadora Elisangela Paula e o coordenador Aluciano formaram a terceira mesa do evento, que abriu espaço para que as entidades abordassem as realidades dos estados, com destaque para os desafios orçamentários enfrentados pelos tribunais. Na maioria das falas ficou evidente as estratégias tendenciosas apresentadas pelas Direções dos tribunais para negar direitos, impedir conquistas e limitar o acesso a garantias, tanto para servidores da ativa quanto para aposentados.
No período, as representantes e os representantes dos sindicatos ressaltaram que é preciso dialogar sobre os desafios regionais, de modo que sejam discutidos os problemas comuns de forma integrada, aumentando a capacidade de articulação e reivindicação da categoria em relação a direitos, condições de trabalho e orçamento adequado para a categoria dentro das perspectivas dos tribunais.
Encontro Nordeste
A Fenajud acredita que essa mobilização conjunta é fundamental para enfrentar as adversidades e garantir a valorização dos trabalhadores do Judiciário. A próxima edição do Encontro Nordeste deverá ser realizada no primeiro semestre de 2025, em local a ser definido.