A FENAJUD – Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados solidariza-se com toda a população do Rio Grande do Sul que foi fortemente afetada pelas tempestades, que devastaram boa parte do estado, nesta semana. Neste momento desafiador, a Federação, por meio da sua coordenação colegiada, expressa a mais profunda solidariedade e declara apoio a todos os atingidos pelas chuvas.
De acordo com boletim da Defesa Civil, divulgado na manhã deste sábado (04), “o Rio Grande do Sul já registra 56 mortes devido às fortes chuvas que atingem o estado desde o início da semana. 281 municípios foram afetados deixando 8.296 pessoas em abrigos e 24.666 cidadãos desalojados. O número de desaparecidos chega a 67. Há ainda 74 feridos”.
A Federação, impactada com toda a calamidade vivenciada pelo povo gaúco, declara que vai ofertar suporte financeiro, por meio do sindicato de base, o Sindjus-RS, para ajuda humanitária. Assim, do mesmo modo, conclama os sindicatos filiados para participar dessa rede solidária, doando e convidando seus filiados e filiadas para contribuir com as famílias desabrigadas neste momento delicado.
No mesmo momento, chama atenção das autoridades, para que se atentem para investimentos no estado, a fim de impedir a repetição de fatos como estes, que deixam marcas típicas das mudanças climáticas globais com mortes e destruição.
COMO DOAR
Aqueles e aquelas que desejarem doar valores para apoio humanitário, às vítimas das enchentes, poderão fazê-lo por meio do PIX do Sindjus-RS: CNPJ: 92.516.558/0001-42 (Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do RS).
O governo estadual aponta que “Para quem está próximo da capital do Estado, Porto Alegre, é possível fazer doações de itens específicos para auxílio dos desabrigados e desalojados, como colchões, roupas de cama e banho (devidamente higienizados) e cobertores. Esses materiais podem ser entregues no Centro Logístico da Defesa Civil Estadual, que funciona na Avenida Joaquim Porto Villanova, 101, bairro Jardim Carvalho. O telefone do local para tirar dúvidas é (51) 3210 4255”.
Quartéis da Brigada Militar, Quartéis do Corpo de Bombeiros Militar, Prefeituras municipais e Unidades do Sesc estão também a postos para receber doações.