Fenajud participa do Relançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público

O evento contou com a participação de diversos parlamentares e entidades sindicais para reafirmar a defesa do serviço público e das servidoras e servidores.

A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) participou do relançamento da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público na Câmara dos Deputados, em Brasília, nesta terça-feira,13. A Frente é composta por diversos parlamentares, entidades sindicais e movimentos representativos do serviço público, nas três esferas, com o objetivo de defender as pautas do serviço público e das servidoras e servidores.

A Fenajud esteve presente com uma grande delegação. Os dirigentes Arlete Rogoginski, Alexandre Santos, Ivonaldo Batista, Carolina Lobo, Carolina Costa, Nelson Siqueira, Ednaldo Martins, Emanuel Dall’Belo, Eduardo Couto, Roberto Eudes, Alexandre Pires e Neto Puerta estiveram no evento, além de representantes dos sindicatos filiados: Sinjur, Serjusmig, Sinjus-MG, Sindjustica-RJ, Sindjustiça-CE, Sintaj-BA, SindijusPR, Sindjus-RS.

A Frente, criada em 2007, é coordenada pelos deputados Alice Portugal (PCdoB/BA) e Rogério Correia (PT/MG) e pelos senadores Zenaide Maia (PSD/PB) e Paulo Paim (PT/RS).

As entidades que integram a Frente lutam por temas essenciais para o funcionalismo como a mobilização pela derrubada da PEC 32/2020 (Reforma Administrativa), o PLP 93/23, conhecido como Arcabouço Fiscal, que está em análise no Senado e apresenta limitações e congelamentos que poderão prejudicar o futuro dos investimentos públicos, além da precarização dos serviços públicos. A PEC 555/2006, que extingue a Contribuição Previdenciária dos servidores públicos aposentados e pensionistas, também é defendida pela Frente.

Para a coordenadora-geral da Fenajud, Arlete Rogoginski, a frente “reflete o anseio de toda a classe trabalhadora. A Fenajud, juntamente com o grupo, busca fortalecer as pautas elencadas pelos servidores do sistema de Justiça”, enfatizou.

Alexandre Santos, coordenador-geral da Fenajud, destacou que a frente é uma iniciativa muito importante para o Brasil. “A população mais vulnerável do país necessita constantemente dos serviços públicos. Sabemos também que a correlação de forças no parlamento brasileiro favorece a classe empresarial em detrimento dos trabalhadores. Portanto, a Frente Parlamentar é fundamental para defender os interesses da população brasileira e para que os servidores públicos possam ter vez e voz no parlamento brasileiro”, declarou.

Ao final do lançamento foi lido e aprovado o “Manifesto em Defesa do Serviço Público”, carta aberta produzida pela Frente listando as principais pautas do funcionalismo, as dificuldades encontradas pelas servidoras e servidores no exercício de suas atividades e pela população na busca de seus serviços, fruto dos constantes ataques e do desmonte promovido pelos últimos governos. “Defender o Brasil é defender as pessoas que trabalham pelo nosso Brasil”, reafirma o manifesto.

Lançamento do livro “O Futuro do Trabalho: Perspectivas Latino-Americanas”

Durante o relançamento da Frente, o Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina (Sinjusc) lançou o Livro “O Futuro do Trabalho: Perspectivas Latino-Americanas” e a cartilha “O Futuro do Trabalho na América Latina”, um trabalho organizado pelo coletivo Fazendo Escola em parceria com o Laboratório de Sociologia do Trabalho da Universidade Federal de Santa Catarina.

Os dois materiais contam com uma série de artigos voltados para a formação sindical, escolar e acadêmica. As publicações foram elaboradas a partir de um ciclo de debates realizado em 2021, através de Emenda parlamentar do deputado federal Pedro Uczai (PT/SC). Os seminários ocorreram por conferência virtual e reuniu especialistas, sindicalistas e pesquisadores latino-americanos para debater as mudanças que aconteceram no mundo do trabalho nas últimas décadas e que impactaram diretamente a vida da classe trabalhadora.

A coordenadora de Saúde dos Trabalhadores e Previdência da Fenajud e presidente do Sinjusc, Carolina Rodrigues, ao apresentar o livro para os presentes, salientou que o projeto foi todo elaborado durante a pandemia com o objetivo de voltar a se comunicar com as bases. “Foram seis seminários, onde discutimos temas da atualidade e a partir dessa discussão produzimos essas duas publicações, que são experiências metodológicas de reflexão para os trabalhadores. É uma estratégia de comunicação. É isso que precisamos fazer: voltar às bases e disputar a comunicação e a hegemonia. Formação Sindical é necessária para superar essa onda conservadora e fascista, e para que possamos voltar a falar sem medo na defesa do do serviço público e na transformação social”.

 

Clique e acesse o LIVRO e a CARTILHA.

Palestras e debates finalizaram o evento

Já no período da tarde, ocorreu um seminário de valorização dos serviços públicos, para debater temas como “Mitos e Verdade sobre o Funcionalismo”, com Erivelton Guedes; “Os Servidores Públicos diante do novo Regime Fiscal”, Fausto Augusto Jr; e “Expectativas do Serviço Público no Governo atual”, com Vladimir Nepomuceno.

Comments

comments