Fenajud participa de lançamento da Frente Parlamentar Mista Antirracista

A Frente é inédita no Parlamento e buscará promover políticas públicas e iniciativas contra o racismo.

 

A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados – FENAJUD, esteve presente no lançamento da Frente Parlamentar Mista Antirracismo nesta terça-feira (11), na Câmara dos Deputados. O lançamento contou com a presença da coordenadora-geral da FENAJUD, Arlete Rogoginski.

De iniciativa do Senador Paulo Paim (PT-RS), e coordenada pela deputada federal Dandara Tonantzin (PT-MG), a Frente, que será um símbolo na luta antirracista, é inédita no legislativo brasileiro e recebeu o apoio de 150 parlamentares da Câmara e do Senado. A vice-coordenadoria ficará a cargo da deputada Carol Dartora (PT-PR) e da senadora Zenaide Maia (PSD-RN). A Frente tem como objetivo promover debates e iniciativas sobre políticas públicas e medidas que busquem a efetivação da igualdade racial prevista na Constituição Federal.

Arlete Rogoginski, destacou que a Frente é um marco na luta antirracista. “A FENAJUD tem se empenhado em fortalecer a luta antirracista e a instalação dessa Frente Parlamentar Mista é mais um passo urgente e necessário de modo a dar visibilidade ao tema e de apontar caminhos, garantindo, através de políticas públicas de enfrentamento ao racismo, que os direitos fundamentais sejam assegurados”, ressalta.

Para a deputada federal Carol Dartora, “Hoje é um dia histórico, pois, é a primeira vez que temos nesse espaço uma Frente Parlamentar para pensar as políticas necessárias para a superação do racismo em nossa sociedade. O racismo promove toda uma violação de direitos contra a população negra e sem superar esse mal, não podemos dizer que temos efetivamente uma democracia”, salientou.

As reuniões da Frente serão realizadas preferencialmente nas dependências do Senado, porém, elas podem ser, por conveniência ou necessidade, agendadas em outro local.

Comments

comments