Fenajud e Sindicatos vivem experiência social em Curso de Formação da RENAF

Atividade teve início em Juazeiro (BA), com um Curso da RENAF, e foi concluída em Canudos, com visitação in loco. Cerca de 14 sindicatos, de diferentes regiões do país, participaram da atividade.

Entre os dias 16 e 18 de março as coordenadoras/es da Fenajud e de catorze sindicatos afiliados estiveram no Curso de Formação da RENAF – Rede Nacional de Formação da Fenajud, que teve como tema “Lutas Populares e Opressão do Estado”. A atividade, que é uma parceria da Federação com o Fazendo Escola e o Sintaj-BA, se dará em três etapas, sendo esta a primeira e a proposta é levar as direções a uma verdadeira imersão nos lugares onde as lutas populares e sociais aconteceram.

No primeiro momento da formação houve uma contextualização histórico-política e o aprofundamento do tema por meio das palestras do Doutor Paulo Pinheiro Machado (UFSC), do fotojornalista, Roberto Arrais, do pesquisador do IHGRS, Carlos Perrone Jobim Júnior, da Doutora Márcia Janete Espig (UFPel) e do militante do Movimento Popular Histórico de Canudos, Enoque José de Oliveira.

Na segunda parte, os dirigentes que participaram do curso foram levados até o local onde aconteceu a Guerra de Canudos no sertão baiano para visualizar a região, perceber o clima e tentar imaginar como era a vida daquele agrupamento de trabalhadoras e trabalhadores rurais que resistiu por tanto tempo à diversas forças de repressão estatal.

Próximas etapas

O Curso da RENAF seguirá e acontecerá em três etapas. A expectativa é que as duas etapas seguintes ocorram em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul – ainda sem data definida.

Comments

comments