Na última sexta-feira (16), a Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (FENAJUD), por meio da Coordenação de Comunicação e Imprensa da entidade e em parceria com o SERJAL, promoveu a 9ª edição do Encontro de Comunicação da entidade. A atividade aconteceu em Alagoas, na cidade de Maceió, e durou o total de 10 horas, entre palestras, debates e sarau político. A atividade contou com a presença de comunicadoras e comunicadores de 15 sindicatos diferentes filiados à entidade, sendo um total de 40 pessoas.
O eixo principal deste encontro foi “A importância da Inteligência Digital na Comunicação Sindical” e possibilitou que fossem verificados canais para estratégias de enfrentamento à conjuntura político-econômica e social instalada no país, que tem ameaçado a classe trabalhadora.
Para o coordenador da pasta, Cleyson Francisco, o momento é decisivo para a construção de novas narrativas e perspectivas de atuação sindical. “É sempre bom ouvir diferentes propostas, e o Encontro de Comunicação nos permite isso. Ele nos faz refletir e entender sobre as conexões e como os sindicatos podem promover essa disputa de hegemonia, que tem como alvo o estímulo à pluralidade informativa, para que possa ser encarada como estratégica na atualidade”, disse.
A primeira palestra foi ministrada pelo publicitário e social media, Caique Oliveira, que frisou a importância da comunicação assertiva no ambiente sindical. Ele falou sobre o “Algoritmo como ferramenta de luta – o impacto das redes sociais na vida e na política”. Sobre isso, o especialista citou exemplos objetivos utilizados durante a campanha eleitoral, falou sobre como os presidenciáveis têm adaptado a comunicação para alcançar o maior número de eleitores e como os sindicatos podem utilizar das mesmas ferramentas e estratégias para trazer mais visibilidade para a luta sindical.
No período da tarde foi a vez de Fernando Alves, professor de Pós-graduação e especialista em marketing, falar sobre as estratégias e ferramentas disponíveis para atuação virtual, em defesa da categoria. Com uma proposta de oficina, o professor separou a turma em grupos para debater o propósito dos sindicatos e como as equipes podem atuar em suas bases, criando conexão e interação, utilizando-se das plataformas disponíveis em tempos de intolerância.
Sarau político-cultural
Para concluir o Encontro, a Fenajud proporcionou o encerramento com o sarau político com o grupo musical, tradicional de coco de roda, Poesia Musicada no Pandeiro. A apresentação aconteceu no mesmo ambiente onde ocorreram as palestras.
Novo Encontro
Nos próximos dias uma reunião on line será agendada com as equipes de comunicação sindical, com o intuito de alinhar os encaminhamentos para o próximo Encontro de Comunicação, a ser realizado no primeiro trimestre de 2023.