Após um hiato de dois anos, devido a pandemia, os Sindicatos da Região Sul do país, Sindjus-RS, Sindijus-PR e Sinjusc, que são filiados à Fenajud – Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados, se reuniram em um Encontro onde debateram diversas estratégias de atuação conjunta para fortalecer o trabalho sindical da região. A reunião foi realizada em Curitiba (PR), na sede do Sindijus-PR, nos dias 1º e 2 de setembro.
Entre os diversos encaminhamentos aprovados no encontro, destacou-se a intensificação da atuação conjunta dos departamentos de comunicação dos estados, para análise de dados e relatórios dos meios de comunicação da região, buscando acompanhar a aprimorar estratégias e ampliar as discussões em nível nacional, além de ações para buscar o fortalecimento da mídia contra-hegemônica, por meio de parcerias entre os sindicatos e os veículos.
Além disso, foi debatida a interlocução entre os sindicatos e a Fenajud para garantir maior visibilidade às estratégias políticas da entidade e fortalecer a luta conjunta. Também foi discutido o prosseguimento aos encaminhamentos do FSMJD (Fórum Social Mundial – Justiça e Democracia) e a necessidade do início dos debates sobre a construção da próxima edição. Foram tratadas no encontro, ainda, propostas da região para o Conselho de Representantes e para o Seminário Internacional da Fenajud.
Para Arlete Rogoginski, coordenadora-geral da Fenajud e dirigente do Sindijus-PR, o “Encontro foi necessário e fortalecedor! O último desejo do companheiro José Roberto, inclusive nas mensagens no grupo da direção do Sindijus-PR, foi a realização deste Encontro. Sempre muito preocupado em unir as entidades, tinha um carinho muito especial pelo Sindjus-RS e Sinjusc. Estamos vivendo nosso luto, mas saímos fortalecidos e renovados desta atividade. Trocamos experiências, falamos do presente, planejamos o futuro, tirado importantes encaminhamentos que nortearão nossas ações”.
Emanuel Dall’Bello, coordenador Regional Sul da Fenajud e diretor de Assuntos Jurídicos do Sindijus-RS, comentou o Encontro e os encaminhamentos tirados na atividade. “Debatemos intensamente o panorama político nos estados, quem está na frente nas pesquisas, as perspectivas nos estados e quais dificuldades impostas por esse cenário. Avaliamos as eleições em nível nacional e a grande mudança no cenário que pode vir, com a eventual eleição do candidato Lula. Discutimos bastante as lutas nos estados e todas as pautas principais que estão sendo travadas nesse terceiro semestre. Debatemos a Comunicação e algumas questões relacionadas ao CR para que possamos ir preparados para essas atividades. Por fim, debatemos os encaminhamentos e no final passamos um vídeo em homenagem ao Zé Roberto”.
Carolina Costa, Coordenação de Saúde dos Trabalhadores e Previdência, Secretária-Geral do Sinjusc, disse que “foi uma atividade muito boa. Conseguimos tratar de temas importantes, e alternativas que contemplem as três entidades. Tivemos um bom debate, que é muito importante neste cenário que estamos vivendo. É necessário pensarmos as possibilidades de atuação. Também foi muito importante o apoio que demos ao Sindicato paranaense, que perdeu uma grande liderança, o Zé Roberto. Tivemos um momento de homenagem, que lembramos da trajetória e levar pra frente o que aprendemos com ele”.
Com informações do Sindjus-RS