Fenajud retomará atividades da RENAF – Rede Nacional de Formação

Rede foi criada em 2018 com objetivo de fomentar o estudo e formação a partir da experiência do movimento sindical com bases teóricas ligadas às universidades e pesquisadores. Decisão de retorno das atividades da Rede se deu durante reunião nesta quinta-feira (07).

A Rede Nacional de Formação da Fenajud (RENAF) está de volta. A decisão foi tomada durante videoconferência, nesta quinta-feira (07), que contou com a participação dos membros da Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados), Alexandre Santos, Janivaldo Nunes, Emanuel Dal’Bello, Luiz Claudio e Neto Puerta – que assumiu a Coordenação de Formação Sindical da entidade recentemente. A pasta era coordenada por Anne Marques, que se afastou da direção da entidade para concorrer às próximas eleições para Câmara Federal.

No primeiro item de pauta, Alexandre citou o processo de criação da RENAF, do plano pedagógico já escrito e a ideia de criação de um método de formação a partir da experiência do movimento sindical com bases teóricas ligadas às universidades e pesquisadores. Em sua explanação ele frisou a necessidade de as coordenações regionais estabelecerem vínculos com as suas respectivas Universidades Federais.

Os dirigentes citaram ainda a realização de 2 atividades: do RN e RS, que tiveram como tema a análise crítica do documento do Banco Mundial sobre o judiciário latino-americano e caribenho; formação social do Brasil.

Em seguida os dirigentes dialogaram sobre o 3º Encontro da RENAF. Dessa forma, deliberou-se por organizar e articular com os demais sindicatos o encontro. Este deverá ocorrer de forma on line, em um espaço onde cada sindicato exponha as suas experiências com formação, bem como coloquem quais as suas atuais demandas de formação. Além disso, cada sindicato poderá levar algum representante da Universidade, caso tenha algum vínculo para falar da experiência desta troca. Durante a reunião, os dirigentes avaliaram a realização de reuniões uma vez por mês, para debater sobre o andamento dos respectivos projetos.

Uma nova reunião será realizada em Brasília, com o intuito de afinar os próximos passos para que a Rede de Formação seja reativada em um futuro breve.

Comments

comments