Nota de apoio a servidor Lucas Oliva, do TJSE

A FENAJUD – Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados, que representa mais de 170 mil servidoras e servidores em todo país, vem a público, nesta segunda-feira (20), declarar apoio e solidariedade ao trabalhador Lucas Oliva, servidor do quadro do TJSE (Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe), que passou por situação inesperada, e um tanto quanto constrangedora, em seu ambiente de trabalho. O fato ocorreu no Cartório da 19ª Vara Cível de Aracaju, no Fóruns Integrados II, no fim de maio.

Nesta semana a Fenajud, por meio de seus coordenadores, esteve no II Encontro de Lideranças Sindicais, em Sergipe, e tomou conhecimento do caso. Ao se inteirar do assunto decidiu declarar apoio integral ao servidor frente às falas proferidas pelo mais novo desembargador do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), Gílson Félix, que afirma que o técnico judiciário teria, nele, um “inimigo”.

O fato, narrado no site do Sindicato local (acesse aqui), retrata o atual cenário de desvalorização dos servidores públicos, marcado, dentre outros pontos, pelos ataques direcionados à categoria, que tanto luta por dignidade no ambiente laboral.

Tal reação é considerada, pela Federação, como desproporcional e desnecessária. O fato pode ser considerado uma prática antissindical, que fere à liberdade sindical, direito consagrado na Constituição Federal de 1988, e merece alerta.

Ressalta-se que o espírito que deve prevalecer dentro do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe jamais é de embate entre as partes que povoam o Órgão, mas de cooperação e respeito em qualquer circunstância.

Por fim, manifestamos nossa solidariedade e apoio ao servidor, ao sindicato e à base do TJSE. A Federação se coloca à disposição para buscar o fortalecimento da categoria, possibilitar novas conquistas e combater excessos voltados para estes servidores.

A entidade está e sempre estará ao lado daqueles que fazem a engrenagem da Justiça funcionar.

Comments

comments