CONSEJU traz para o centro do debate temas importantes para construção da linha política da Fenajud

Atividade acontecerá na cidade de Fortaleza (CE), de forma presencial, nos dias 8, 9 e 10 de dezembro de 2021. Centenas de delegados e delegadas sindicais estão confirmados na atividade, que tem como mote “Sistema de Justiça, Democracia e Direitos dos Grupos Vulneráveis”.

Centenas de delegadas e delegados eleitos por dezenove sindicatos filiados à Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados) participarão do 12º CONSEJU (Congresso Nacional dos Servidores do Judiciário), que acontece entre os dias 8 e 10 de dezembro de 2021, na cidade de Fortaleza (CE), de forma presencial.

Esta é a segunda etapa do processo e visa unicamente debater a linha política que a entidade deverá seguir nos próximos dois anos e meio. A primeira etapa, exclusiva para eleição da Colegiada e do Conselho Fiscal, aconteceu de modo virtual, devido à pandemia do Coronavírus, no dia 08 de junho de 2021.

O debate tem como o mote “Sistema de Justiça, Democracia e Direitos dos Grupos Vulneráveis” e acontece em meio a tramitação de Propostas no Congresso Nacional, que podem impactar toda sociedade, acabar com o serviço público no país e levar a população mais pobre a sofrer consequências graves, como a falta de investimento em saúde, educação, segurança e dificultar o acesso à justiça.

O CONSEJU é um momento único, que acontece a cada três anos e desta vez traz ao centro dos debates, por meio de três palestras, assuntos essenciais para a organização sindical e social, como a democracia no sistema de Justiça; o Brasil e os direitos de grupos vulneráveis; a opressões de gênero e seus atravessamentos no movimento sindical.

O CONGRESSO

De acordo com o Estatuto da Federação, “O Congresso é a instância máxima de deliberação da Fenajud, soberana em suas decisões, de acordo com as normas deste Estatuto, sendo órgão ampla orientação político-sindical do movimento de lutas da categoria dos servidores do Poder Judiciário e o fórum de discussão das questões gerais de classe”.

Comments

comments