Fenajud declara apoio ao Sindjustiça-CE e repudia tentativa de retorno presencial sem vacinação

O Brasil registra na data de hoje, 23 de julho, o total de 19,5 mi de casos de Covid-19, sendo 911 mil apenas no Estado do Ceará. Ainda assim, a Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados) tomou conhecimento de que a Ordem dos Advogados do Brasil, secional Ceará, solicitou o retorno presencial dos trabalhadores e trabalhadoras do Judiciário no Estado sem a devida imunização contra a Covid-19. O pedido foi feito por meio de ofício enviado à presidente do Tribunal. O fato é inaceitável por parte desta entidade, que zela pela integridade, saúde e vida da sua base.

O primeiro motivo pelo qual a Fenajud se declara contrária a esse retorno é o fato de que o conjunto de servidores e servidoras não estão imunizados, pois alguns tomaram apenas a primeira dose da vacina, enquanto uma parcela mínima tomou a segunda dose. Ainda assim, vale ressaltar que especialistas apontam que, a imunização só estará completa após 15 dias da aplicação da segunda dose.

Além disso, mesmo com algumas dificuldades enfrentadas durante o atendimento remoto, a qualidade dos serviços judiciários foi mantida. A Justiça do Ceará nunca parou. De acordo com o próprio TJCE, ocorreram 43.725 movimentações processuais a mais nos três primeiros meses deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado, o que equivale a um aumento de 15,35% nas movimentações. Já o número de baixas processuais, de acordo com o TJCE, saltou de 26.392 para 54.377, quase dobrando a produtividade!

Para a Federação, a tentativa de retorno presencial demonstra falta de respeito com a categoria e desconhecimento total da estrutura de Fóruns, onde a maioria das salas são vedadas e contam apenas com circulação de ar via ar-condicionado.

Defendemos o retorno presencial da categoria apenas quando todos os servidores e servidoras estiverem vacinados e vacinadas, e quando a instituição garantir, além de protocolos de monitoramento dos setores, reais condições sanitárias, do contrário é colocar a vida das pessoas em risco. E jamais aceitaremos.

Por fim, nos colocamos à disposição dos servidores e servidoras do TJCE. Ressaltamos nosso apoio ao Sindjustiça-CE, que tem feito um trabalho exemplar e sempre atuante em defesa da categoria. Manifestamos nossa solidariedade e repudiamos qualquer tentativa desenfreada de atingir os membro do funcionalismo do TJCE.

Vacina para todos e todas, JÁ!

Comments

comments