Presidente da Fenajud participa de Seminário sobre PEC 59/13 na Bahia

por Grace Maciel

Federação Nacional dos Servidores do Judiciário nos Estados- Fenajud, participa de Seminário Itinerante sobre a PEC 59/13, em Porto Seguro- BA, nesta quarta-feira (21). O presidente da entidade, Valter Macedo, discursou sobre a matéria.

O Seminário foi promovido pelo Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia- Sinpojud, com o objetivo de fazer o debate e informar aos servidores do judiciário baiano, da tramitação da Proposta de Emenda à Constituição -PEC 59/13, que visa criar o estatuto único para a categoria do judiciário brasileiro.

Valter Macedo ressaltou a importância da iniciativa do SINPOJUD, em realizar vários seminários junto da sua base, e ainda o papel importantíssimo realizado junto aos demais sindicatos em Brasília. “Muito importante o trabalho que vem sendo realizado, praticamente todas as semanas, na mobilização e na busca de esclarecer e construir a aprovação da PEC na Câmara e agora está sendo no Senado” , ressalta. Em sua explanação, Valter explicou que nas Notas Técnicas do Conselho nacional de Justiça- CNJ, e da Secretaria da Reforma do Judiciário-SRJ, do Ministério da Justiça, admitem que o judiciário não é estadual, nem federal, e sim nacional: ” O judiciário é uno”, destaca o presidente da Fenajud.

Macedo também defendeu a unidade nacional dos trabalhadores, para enfrentar as politicas desenvolvidas pelos tribunais, que na maioria das vezes não é de valorização dos seus servidores, principalmente, quando é na divisão do orçamento do judiciário.

A diretora Financeira da Fenajud e presidente do Sinpojud, Maria José da Silva, Zezé, justificou a necessidade da realização do Seminário nas regiões e defendeu a matéria: “Estamos aqui para esclarecer que a PEC 59/13 não trará danos aos servidores e nem retirará direitos dos servidores. Com a PEC teremos mais estabilidade, pois o judiciário é uno!”

Participantes

Participam do evento servidores do judiciário de Porto Seguro e das comarcas de Itagimirim, Itapebi, Belmonte, Camacã, Santa Cruz de Cabrália, Eunápolis, Itabela, Prado, Itamarajú e Guaratinga. A mesa do seminário foi composto pela delegada sindical da comarca de Porto Seguro, Fátima Silva, o diretor da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil – CSPB, Robertoni Nascimento, o presidente da Federação dos Servidores do Judiciário nos Estados – Fenajud, Valter Macedo, e a presidente do Sinpojud , Maria José Silva ‘Zezé’(diretora da Fenajud) também

Agenda

Sinpojud, através do Seminário Itinerante PEC 59/2013 pretende visitar as principais comarcas da Bahia. No dia 24/05 Comarca de Ilhéus. Dia 27/05 Comarca de Simões Filho. Pretende ainda realizar em outras comarcas sempre agregando as comarcas vizinhas às comarcas polo.

Imprensa/Fenajud
com inf. Sinpojud

Comments

comments