Nota de apoio à greve dos trabalhadores mineiros

A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (FENAJUD), entidade representativa composta por 23 sindicatos, declara apoio à greve iniciada hoje (19/3) pelos servidores de 2ª instância do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG).

O movimento paredista acontece em resposta ao descumprimento por parte do TJMG das leis Nº 23.173/2018, que institui os Auxílios-Saúde e Transporte, e Nº 18.909/2010, que assegura a revisão geral anual, no caso, a Data-Base 2018, vencida há dez meses.

O Sinjus (Sindicato dos Servidores da Justiça de 2ª instância do Estado de Minas Gerais) aponta que, enquanto o Tribunal se recusa a iniciar as negociações sobre a reposição das perdas inflacionárias dos servidores, o presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias, tem atendido demandas recentes de magistrados. Neste ano, juízes tiveram os salários e os auxílios-saúde e livro reajustados em mais de 16%, além do direito de ter indenizadas as férias-prêmio. Assim, os servidores permanecem sofrendo com o discurso de crise financeira e perdas mensais.

Baseado nesses fatos, a Federação rejeita qualquer medida dos Tribunais que visa prejudicar ou precarizar os direitos da categoria que atuam no serviço público. Apoia a greve, assegurada pela Constituição de 1988, por entender que estes trabalhadores e trabalhadoras carregam consigo a responsabilidade de estabelecer um elo entre o Poder Público e a sociedade, prestando serviços essenciais à população e merecem ser valorizados.

Estamos na luta com vocês! Por justiça de qualidade em todos os níveis!

Comments

comments