Santa Catarina: especialistas alertam para importância da unidade na luta sindical

Tema foi levantado de forma unânime por palestrantes, que debateram a conjuntura atual e os desafios para os trabalhadores que atuam no serviço público, a partir de 2019.

Nesta quinta-feira (6) os dirigentes da Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados) e os sindicatos filiados ouviram análises e prospecções de especialistas para a luta sindical em 2019. A programação foi ofertada pela Federação, em parceria com o SINJUSC (Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina), aos dirigentes sindicais das entidades visitantes. O objetivo era contribuir para melhor organização da luta sindical, a partir de uma avaliação técnica do cenário nacional e os desafios que o próximo ano reserva.

Ângela Albino, trabalhadora do judiciário federal e ex-deputada, abordou o judiciário brasileiro e a atual conjuntura. Enquanto isso, o analista político Marcos Verlaine, do Departamento Intersindical de

????????????????????????????????????

Assessoria Parlamentar (DIAP), tratou do panorama em 2019, a partir dos novos integrantes do Congresso Nacional. Encerrando a tarde de debates, o supervisor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), de Santa Catarina, José Álvaro Cardoso, analisou as condições econômicas do Brasil e globais sob a ótica dos trabalhadores.

A unidade foi tema de reflexão em todas as falas. A necessidade de formar as categorias para o entendimento do contexto político e a importância de reafirmar o papel dos sindicatos na luta por direitos foram algumas das ideias defendidas. Os debatedores apontam ainda a necessidade de todos os trabalhadores e trabalhadoras confiarem em seus sindicatos e passarem a somar na luta da categoria, com o intuito de fortalecer a defesa dos direitos.

Planejamento

Os coordenadores da Fenajud estão em Santa Catarina desde o início da semana, onde debateram o planejamento da entidade, com vistas a melhor organizar suas ações no próximo ano.

Comments

comments