Fenajud se posiciona a favor da democracia no país

Com a proximidade do segundo turno das eleições presidenciais de 2018 a Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) considera de suma importância manifestar-se neste momento em defesa da classe trabalhadora e contra todas as formas de ameaça às liberdades democráticas no país.

Ciente do seu papel histórico no âmbito sindical, a Federação entende que o fortalecimento da classe trabalhadora, pilar do desenvolvimento nacional, é o caminho para a construção de um país justo, desenvolvido e democrático. Esta defesa se faz necessária nesse momento de garantia do exercício do estado democrático de direito duramente conquistado e reafirmado na Constituição Cidadã de 1988 – que completou 30 anos na última semana.

A Fenajud acredita que apenas por meio da democracia as entidades sindicais podem defender suas bases de forma justa e igualitária, por meio de manifestações populares, e assim garantir direitos e conquistas fundamentais. Dessa forma, a entidade aponta que os eleitores e eleitoras devem abraçar ideias que defendam uma nação inclusiva, justa e capaz de superar os desequilíbrios regionais.

Nessa perspectiva afirmamos nossa posição a favor do respeito à diversidade em todos os seus aspectos (de gênero, de livre orientação sexual, de identidade étnica e cultural). Declaramos ainda que somos contra o autoritarismo e a violência política na vida cotidiana. Acima de tudo defendemos o respeito aos direitos das classes trabalhadoras; a imediata revogação da Emenda Constitucional 95 (a emenda do teto); a preservação das instituições sindicais; o direito à diferença; o reconhecimento dos direitos das mulheres, negros, quilombolas e indígenas

Por fim, a entidade afirma que permanecerá forte e atuante pelo direito à manifestação por melhores condições de vida e trabalho em todos os âmbitos, seja ele Federal, Executivo ou Legislativo.

Brasília, 15 de outubro de 2018
Coordenação Colegiada Fenajud

Comments

comments