Sindjustiça-RN: nova etapa do seminário sobre condições de trabalho será realizado dia 25 de maio

No dia 25 de maio, das 14h30 às 18 horas, possivelmente no auditório do Fórum Miguel Seabra, após o expediente, haverá uma segunda etapa do seminário sobre as condições de trabalho dos trabalhadores e trabalhadoras do Judiciário do RN. A deliberação foi tomada durante o seminário realizado no CECAFE (Central de Comercialização da Agricultura Familiar e Economia Solidária), no último sábado, dia 05 de maio.

O primeiro momento realizado dia 05 de maio foi referente a situação dos OJ´s, e no segundo momento, que se realizará dia 25 de maio será acrescentada a situação dos Auxiliares Técnicos e Técnicos Judiciários.

Também será acrescentada, nesta última etapa, a discussão sobre o ambiente de trabalho nas secretarias e o fechamento do seminário com o levantamento das demandas da 1ª e 2ª fase, para elaboração de um documento que conterá também subsídios e sugestões dos palestrantes que participaram no seminário no Cecafe. O relatório final será entregue ao Sindicato para negociação com o TJRN.

Durante o seminário no Cecafe, na parte da manhã, os participantes, OJ’s, AT’s e TJ’s levantaram e debateram os principais problemas e demandas enfrentados no dia-a-dia e que afetam a qualidade de vida no trabalho. Os participantes buscaram traçar um perfil sobre os ambientes de trabalho e buscar maneiras de melhorá-los. Foram citadas as demandas relativas as condições de trabalho dos OJ´s, suas dificuldades, sobrecargas no trabalho, quantidade de OJ´s no quadro do TJRN e também levantadas algumas possibilidades de melhor comunicação entre os OJ´s e colegas lotados em secretaria nas varas como AT´s e TJ´s.

Na parte da tarde, ocorreram palestras do fisioterapeuta do trabalho João Luiz Pandolphi, com especialização em ergonomia, doutorando em saúde coletiva e professor da faculdade Estácio FATERN, sobre “LER/DORT”; e da graduanda do curso de bacharelado em psicologia – 10° período, pela UnP, Helen Thairla Pereira de Sena, que tratou de “saúde mental e a importância nas relações de trabalho”.

O seminário é resultado de deliberação tomada na última Assembléia Geral Ordinária. Nesta AGO ficou clara a insatisfação dos servidores com as atuais condições de trabalho e qualidade de vida. Após acalorados debates, decidiu-se pela realização do seminário para discussão e confecção de um relatório acerca do tema.

Comments

comments