Diretoria do Sindjus-MA retoma audiências com desembargadores do TJMA para defender novo PCCV

A Diretoria do Sindjus-MA retomou nesta segunda-feira (7) as audiências com os desembargadores do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) para apresentação e defesa de pleitos prioritários dos servidores do Poder Judiciário, os quais devem seguir para a apreciação do Pleno da Corte em breve. O encontro desta vez foi com os desembargadores José Bernardo Rodrigues e Cleones Cunha. A pauta tratada é a mesma que vem sendo levada pela Diretoria do Sindjus-MA a todos os desembargadores desde o dia 20 de abril, quando foi iniciada a série de audiências. O primeiro item da lista é a aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) que, na verdade, é um conjunto de medidas que trariam ganhos significativos para os servidores do Poder Judiciário.

Por exemplo, por meio do PCCV seria instituída a data base para negociação das perdas inflacionárias que anualmente corroem os vencimentos da categoria; a ocorrência de desvio de função, como prática institucionalizada no TJMA, sofreria um duro golpe com a extinção do cargo de auxiliar judiciário e a equiparação dos vencimentos desses servidores aos do cargo de técnico judiciário; a criação da Comissão de Desenvolvimento das Carreiras, que estabeleceria o diálogo permanente entre o Sindicato e a Administração do TJMA; também a valorização dos adicionais de qualificação (treinamento, estudos especializados, graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado), entre outros pontos previstos no projeto.

“É isto que os servidores querem, ser ouvidos! Quero louvar a atitude dos desembargadores José Bernardo e Cleones Cunha, e dos demais desembargadores que têm nos recebido, pela postura imparcial que demonstraram ao receber os pleitos dos servidores. Pedimos ao desembargadores apoio para que o PCCV possa ser discutido no Pleno do Tribunal”, afirmou Aníbal Lins.

O desembargador José Bernardo Rodrigues recebeu o presidente do Sindjus-MA, Aníbal Lins; o diretor de Mobilização do Sindicato, Pedro Davi Araújo, e o diretor de Assuntos Jurídicos, Artur Estevam Filho. Para o magistrado, o diálogo é a base da vida em fraternidade. “Ouvir e conversar é a razão de ser de nossa vida. É preciso sentar conscientemente para então tomar a atitude, porque é preciso saber dizer sim, quando tem-se que dizer sim; e é preciso dizer não, quando for para dizer não”, afirmou.

Na mesma manhã desta segunda-feira (7), os três diretores do Sindjus-MA também reuniram-se com o desembargador Cleones Cunha, que declarou apoio a dois pleitos levados pelo Sindicato: ao sigilo de informações médicas em processos no quais uma das partes seja portadora de doença grave; e à extensão do auxílio saúde para servidores aposentados e pensionistas.

Sobre os demais pleitos, o magistrado afirmou que irá analisar todas as informações com cuidado. Da visita ao desembargador Cleones Cunha, também participou o representante sindical do Fórum de São Luís, Igor Sérgio Oliveira.

Comments

comments